Gemellaggio

Declaração de Amizade e Fraternidade com a cidade de Cáneva (Itália)

Uma primeira reunião, que ocorreu em abril de 2014, no Brasil, entre o presidente dell'Efasce (Ente FRIULANO Sociais Emigrantes Culturais Assistência) Michele Bernardon, o coordenador das secretarias EFASCE para o Brasil, Argel Rigo e o prefeito de Fagundes Varela, Jean Fernando Sottili, deu inicio ao processo de assinatura do gemellaggio (Declaração de Amizade – Cidades-irmãs) entre o município de Fagundes Varela e a commune de Cáneva, na Itália. 

No dia 25 de julho de 2014, foi realizada uma reunião entre Michele Caneva Bernardon, Argel Rigo eo prefeito de Caneva Andrea Attilio Gava.

Um encontro muito cordial durante o qual Argel Rigo levantou a idéiapara fortalecer a amizade entre os dois municípios, tendo em vista a presença extraordinária de descendentes das primeiras famílias de agricultores que chegaram de Caneva, entre 1888 e 1893, no tecido social do Rio Grande do Sul, através da subscrição de uma espécie de declaração de amizade e fraternidade entre as duas comunidades.

Os contatos prosseguiram em 2014 para se chegar ao acordo, assinando o pacto de fraternidade em abril de 2015. Para marcar a ocasião esteve em Caneva, delegação brasileira com a presença do prefeito e coordenador do Efasce Brasil Argel Rigo.

Em dezembro, a Comitiva estará em Fagundes Varela para assinatura do Gemellaggio durante a BellaFesta 2015.

Assinatura no Brasil
Após o ato de assinatura do Gemellaggio, na Itália, ocorrida em abril de 2015, no dia 06 de dezembro do mesmo ano, foi o momento para a assinatura do documento em terras brasileiras. Uma comitiva liderada pelo sindaco Andrea Gava, estiveram em Fagundes Varela para o ato.

Para saber mais acesse aqui o site da Comune de Caneva.

Acesse http://www.comune.caneva.pn.it