História

Origem, histórico e dados sobre Fagundes Varela

O município de Fagundes Varela está localizado no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Em fevereiro de 1888, uma leva de famílias de imigrantes italianos avançam pela floresta, da Colônia de Alfredo Chaves, fundada em 1884, e chegam nas terras onde, hoje, está localizada a cidade de Fagundes Varela. Foram também colonizadores do município algumas famílias alemães, polonesas e francesas.


O pequeno povoado, da capela de Santo Antônio de Pádua, fundada em 1891, ficou conhecido como o Cento, por estar localizado no lote rural número cem. Também, o local era conhecido por Segunda de Barro Preto.

 Em 12 de junho de 1905, o povoado é elevado à categoria de Distrito de Veranópolis (na época, Alfredo Chaves), passando a denominar-se Bella Vista e, a partir de 1938, Fagundes Varela, em homenagem ao poeta Luiz Nicolau Fagundes Varela. O nome gentílico é fagundense.

 
A organização das capelas, bem como, seu desenvolvimento, deve-se muito à presença dos sacerdotes. Em 1913 é criado o Curato, elevado à Paróquia em 1921. O Padre Ângelo Mônaco, pároco no período de 1923-48, foi uma presença religiosa e social marcante, sendo que, a fama de suas bênçãos, tidas como milagrosas, atraíam fiéis de toda a região.


A Lei Estadual nº 8.460 de 8 de dezembro de 1987 criou o município de Fagundes Varela e, em 1989, toma posse a primeira Administração Municipal. Fagundes Varela emancipou-se do município de Veranópolis, a Terra da Longevidade.


A base econômica do município é a produção agropecuária nas pequenas propriedades rurais e o promissor setor industrial, comercial e serviços fortalecem estas divisas. Na produção primária, destaca-se os seguintes produtos: frangos, suínos, leite, milho, uva, soja e bovinos. No setor industrial, predomina o polimento de metais e a produção de materiais para polimento.


O município está localizado na Serra Gaúcha, distante 180 km da capital do estado, Porto Alegre. Com área de 134,04 km² e altitude de 610m,  Fagundes Varela limita-se ao Norte  com Nova  Prata e Vista Alegre do Prata, ao Leste com Veranópolis e Vila Flores, ao Oeste com Guaporé, Vista Alegre do Prata e Dois Lajeados e ao Sul com Cotiporã.

 Fagundes Varela, com seus 2.724 habitantes (estimativa IBGE/2017), dos quais, 51% residentes na área urbana, é um município jovem, que caminha com progresso e desenvolvimento, sustentado na qualidade de vida.