Notícias

grupo acidentes domésticos
25/07/2018
Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social

Prevenção de quedas e acidentes domésticos são temas de palestra em Fagundes Varela



Prevenção de quedas e acidentes domésticos são temas de palestra em Fagundes Varela

 

Nos  encontros do mês de julho,  os integrantes do  Projeto  Alimente sua Saúde com Qualidade de vida, contaram  com a participação do fisioterapeuta Tiago  Luza, que compartilhou  informações importantes sobre prevenção de quedas e acidentes domésticos.  

De acordo com Tiago, conforme o ser humano envelhece, vai aos poucos apresentando limitações, seja de movimentos, força, coordenação, audição, visão, etc.  Estas limitações estão associadas ao estilo de vida das pessoas. Por isso, é importante estar atento aos sinais do corpo e procurar tratamento adequado. Muitos acidentes acontecem pelo fato da pessoa não enxergar bem.

Destacou, ainda, que a maioria dos acidentes com idosos acontecem na própria residência, um espaço conhecido mas que pode esconder alguns perigos. Por isso, é necessário estar atento a medidas preventivas, como iluminação adequada dos ambientes, retirar tapetes, instalar corrimão em escadas e barras de apoio no banheiro, verificar a altura da cama e, se necessário, substituir por outra que ofereça melhores condições, preferir sofás e poltronas com apoio para braços e muitas outras ações que ajudam na prevenção de acidentes. Concluiu, dizendo que, a prática de atividade física tem se mostrado muito eficaz na prevenção de quedas, uma vez que aumenta a força muscular, melhora o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação motora.

O projeto Alimente sua saúde com qualidade de vida é executado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social em parceira com a Emater.

OUTRAS NOTÍCIAS
22-04-2024

⚽️ Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal de Futebol Sete.

⚽️ Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal...

VER NOTÍCIA
21-04-2024

Nota de Pesar

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Geni P...

VER NOTÍCIA
21-04-2024

⚽️ Hoje tem Jogo! ⚽️

⚽️ Hoje tem Jogo! ⚽️ Hoje, do...

VER NOTÍCIA
19-04-2024

Inauguração asfáltica de mais um trecho importante para as Comunidades de Nossa Senhora das Graças e Santo Antônio do Costela

🚧 Inauguração asfáltica de mais um tre...

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Saúde na Escola

☑️ Saúde na Escola▪️No in&i...

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Fagundes Varela recebe ofício com destinação de novo recurso.

Fagundes Varela recebe ofício com destinação d...

VER NOTÍCIA