COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:
COMPARTILHE:
03/05/2018
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente Campanha de vacinação contra a febre aftosa
Campanha de vacinação contra a febre aftosa
Até 31 de maio, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI/RS) realizará a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2018 no Estado do Rio Grande do Sul, onde deverão ser imunizados todos os bovinos e bufalinos.
É importante destacar que não haverá doação de vacinas contra a febre aftosa pela Secretaria da Agricultura Estadual, sendo assim, todos os produtores, independentemente da quantidade de bovídeos que possuam, deverão comprar as doses necessárias para a vacinação do seu rebanho em casas agropecuárias credenciadas para a comercialização da vacina.
Após, deverão comprovar a vacinação através da apresentação da nota fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, na Inspetoria ou na Secretaria Municipal da Agropecuária de Fagundes Varela. O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de cinco dias úteis, após o término da campanha, em 7 de junho. Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação do Decreto Estadual n° 52.434/2015 e terão sua propriedade interditada até a regularização dos procedimentos.
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa e de rápida disseminação, com grandes impactos econômicos e sociais nos locais onde ocorre. Por isso, a conscientização de todos quanto à importância da prevenção é fundamental no combate à reintrodução do vírus da aftosa no estado.
Juntamente com a etapa, também, ocorre a Declaração Anual de Rebanho, atividade de cunho obrigatório, assim como a vacinação. Maiores informações poderão ser obtidas na Secretaria Municipal da Agropecuária de Fagundes Varela.