COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:
COMPARTILHE:
06/04/2023
Gabinete do Vice-Prefeito Homenagem a Dom Paulo Moretto
O Município de Fagundes Varela lamenta o falecimento do bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, Dom Nei Paulo Moretto, ocorrido nesta quinta-feira, dia 06 de abril de 2023, aos 86 anos de idade. Dom Nei Moretto dedicou sua vida à Igreja Católica e serviu como bispo da Diocese de 1983 a 2011. Durante sua trajetória, foi reconhecido também por sua liderança, sendo um grande incentivador da educação e do desenvolvimento social na região.
Com o nosso município, sempre procurou estar presente e acompanhar o nosso desenvolvimento, inclusive sendo o Bispo no período em que ocorreu a nossa emancipação.
Em recente entrevista ao O Estafeta, Dom Paulo falou sobre o Padre Ângelo Mônaco: “Sim. Eu conheci o Padre Mônaco. Ele era muito estimado e invocava a bênção de Deus sobre o povo. Ele era italiano. Ele era padre do Sul da Itália e o temperamento era diferente do Norte da Itália. Ele era muito comunicativo. Ele dava a bênção, pedia uma oração a Deus. A bênção é um pedido para que Deus vá ao encontro das pessoas naquilo que elas precisam naquele momento. Se precisava a chuva, era pedir a Deus que mandasse a chuva. Deus sabe melhor o que a pessoa precisa. Não é pedir que dê isso ou aquilo, mas Ele que sabe tudo, conhece tudo e pode tudo, que Ele vá ao encontro à pessoa naquela situação concreta que ela está vivendo”, afirmou.
O legado de Dom Paulo Moretto será lembrado por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e conviver com ele. Neste momento de tristeza, expressamos nossas condolências à família, amigos, colegas de ministério e fieis da Diocese de Caxias do Sul. Que Deus possa confortá-los e fortalecê-los!
Nas imagens, a passagem de Dom Paulo, em nosso município, inclusive nas celebrações de 50 anos da morte do Padre Ângelo Mônaco.
Fotos: Argel Rigo/Arquivos da Prefeitura