COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:
COMPARTILHE:
15/08/2022
Fagundes é destaque nacional em transparência fiscal
O Município de Fagundes Varela é destaque nacional, desta vez no quesito transparência fiscal. É o que aponta o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Economia nesta semana, em que a atual Administração Municipal obteve a Nota A, ficando na 16ª posição entre os mais de 5.500 municípios brasileiros.
O ranking da STN de 2022 compara o desempenho nas informações contábeis e fiscais, levando em conta dados do ano anterior. “Fagundes Varela vem aplicado os recursos públicos com responsabilidade, buscando sempre o equilíbrio e transparência fiscal aliado ao bem-estar do cidadão”, frisa o prefeito Nelton Conte ao citar os investimentos em áreas prioritárias, como saúde e educação, obras e desenvolvimento econômico.
“A evolução de Fagundes Varela no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal é um resultado contundente de um trabalho com muita dedicação, competência e comprometimento de todas as áreas da Administração. Queremos agradecer e parabenizar a todos os servidores pela conquista”, explica ele.
Sobre o Ranking
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), criada em 2019, sempre analisando um ano anterior. O relatório objetiva incentivar a qualificação e consistência dos dados recebidos por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
A avaliação da STN é feita com base nas seguintes dimensões: 1) Gestão da informação; 2) Informações Contábeis; 3) Informações Fiscais; 4) Informações Contábeis x Informações Fiscais. O percentual de acertos em cada dimensão forma o Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (ICF), que é uma atribuição de notas para o desempenho dos entes no Ranking conforme o seu desempenho percentual, com cinco níveis que vão da letra A até a letra E. (A – acima de 95%; B – 85% a 95%; C – 75% a 85%; D – 65% a 75%; e E – menor que 65% de acertos nas verificações).
Para o Ranking 2022, que analisa dados de 2021, foram consideradas as declarações homologadas no Siconfi até o dia 24/05/2022. O relatório completo pode ser acessado em: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/