COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:
COMPARTILHE:
04/04/2022
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente Moradores do Interior tem Internet
Moradores do interior de Fagundes Varela, inclusive os mais longínquos, passaram a receber um novo benefício: rede de fibra ótica para instalação de Internet em suas propriedades. Por meio do projeto “Internet para todos”, os residentes têm a oportunidade de fazer a conexão com a rede mundial de computadores.
Conforme explica o técnico de Informática do Município, Vanor Salvetti, o cabeamento chega próximo às residências e os interessados fazem a solicitação do serviço à empresa Adylnet, vencedora do processo licitatório e que detém a outorga para a prestação do serviço.
Ao todo, foram instalados 11.000 metros de fibra ótica, beneficiando 35 famílias e mais de 120 pessoas. O investimento feito no projeto foi de R$ 26269,37, sendo que parte dos recursos foram obtidos por meio da Consulta Popular do Governo do Estado e outra parte por contrapartida do Município.
Conforme o Secretário de Agropecuária, Edemilson Simonato, a iniciativa gera mais qualidade de vida aos fagundenses, incentivando o desenvolvimento das propriedades e a permanência das famílias no interior. Além disso, facilita o aprendizado de crianças que residem nas comunidades.
Para solicitar o serviço em suas propriedades, o fagundense deve contatar a Adylnet, pelo número de telefone 10355.
Um auxílio que faz a diferença
Na propriedade da família Dalla Libera, na comunidade de Nossa Senhora do Caravagio, a Internet tem feito toda a diferença. Com a ampliação do serviço para cabo de fibra ótica, Hilário, a esposa Joanete e o filho Giovani Dalla Libera puderam aplicar mais processos tecnológicos nos serviços, mecanizando por exemplo, a coleta de leite. “Com a Internet, nós podemos investir em novo maquinário que está interligado com a empresa e juntos monitoramos todos os processos”.
Joanete revela que chegou a pensar em deixar de trabalhar na propriedade, por questões de saúde ou contratar funcionários. Com a mecanização da produção, o custo e o trabalho braçal reduziram e a família ainda pode investir mais no desenvolvimento da propriedade.
Mais do que isso, a família está conectada com o mundo, interagindo pelas plataformas digitais e obtendo outros serviços. “Estamos felizes com o resultado e agradecemos a todos que colaboraram para estarmos conectados”, afirma Joanete.