Notícias

DSC_0010
25/01/2021
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente

É época de vindima em Fagundes



Chegou a época mais festiva na região da Serra Gaúcha. É a vindima, o período de colheita das uvas, de celebração e de muito trabalho para todos aqueles envolvidos com a vitivinicultura. O aroma das uvas maduras, a alegria das crianças, a música italiana, misturada com o dialeto talian, ecoam em várias casas e pelos parreirais.

A imigração italiana deixou esse legado que carregamos até hoje com muitas histórias e memórias. Em meio a esse sentimento, centenas de famílias fagundenses repetem o ritual da colheita das uvas. São dias dedicados a isso. Com muito suor e amor a esse trabalho, famílias inteiras, vizinhos e amigos se unem para a vindima. É a congregação da atividade reposta ao espirito de união, capaz de promover a vida em sociedade.

Em breve, o fruto desse trabalho chegará às mesas de muitos brasileiros e do mundo.

No município de Fagundes Varela, cerca de 5 milhões de quilos de uva são produzidos anualmente. Em termos territórios, comparado com outras cidades, é uma das maiores produções da região.

Na última semana, o vice-prefeito, Rogério Binda e o Secretário de Agropecuária, Edmilson Simonatto, estiveram acompanhando a colheita em algumas propriedades. Uma delas, a de Aleixo Rigo, na comunidade de São Marcos. A família tem expectativa de uma grande colheita para esse ano.

Fotos: Leandro Galante

OUTRAS NOTÍCIAS
22-04-2024

⚽️ Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal de Futebol Sete.

⚽️ Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal...

VER NOTÍCIA
21-04-2024

Nota de Pesar

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Geni P...

VER NOTÍCIA
21-04-2024

⚽️ Hoje tem Jogo! ⚽️

⚽️ Hoje tem Jogo! ⚽️ Hoje, do...

VER NOTÍCIA
19-04-2024

Inauguração asfáltica de mais um trecho importante para as Comunidades de Nossa Senhora das Graças e Santo Antônio do Costela

🚧 Inauguração asfáltica de mais um tre...

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Saúde na Escola

☑️ Saúde na Escola▪️No in&i...

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Fagundes Varela recebe ofício com destinação de novo recurso.

Fagundes Varela recebe ofício com destinação d...

VER NOTÍCIA