COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:
COMPARTILHE:
31/08/2020
Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social Cuidados com piscinas são essenciais no combate ao mosquito da dengue
Água parada é o local apropriado para a desova do mosquito Aedes Aegypti. É sempre importante tomar cuidados básicos para evitar focos de proliferação, principalmente nas piscinas, que pelo seu desuso, tornam-se uma grande ameaça quando a água não é tratada corretamente.
Muitas famílias optam por cobrir a piscina no inverno e acreditam que assim, estão se protegendo contra a dengue, mas a verdade é que as capas não acabam com os focos da doença, apenas protegem as piscinas de poeira, folhas, galhos e outras sujeiras que costumam ser trazidas pelo vento. Para que o local fique realmente protegido, é necessário que seja realizada a filtragem da água, a higienização da piscina com a aplicação do cloro e a limpeza das bordas, pois assim, a fêmea não terá onde depositar os ovos.
Vale ressaltar que a piscina não é o único ponto vulnerável de formação do mosquito, deve-se ter atenção com garrafas, vasos de planta, caixas d’água, pneus, entre outros.
Em Fagundes Varela, larvas do mosquito continuam sendo encontradas nas armadilhas. Na última semana tivemos a 7º positivação, e as Agentes de Saúde estarão realizando a delimitação de foco. O município segue como não infestado, devido ao fato dessas larvas estarem presentes apenas nas armadilhas e não nas residências, mas a positivação, mesmo no período do inverno, confirma mais uma vez a presença do mosquito no município.