Notícias

Fagundes Varela tem zero casos confirmados de coronavírus.jpg
24/06/2020
Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social

Fagundes Varela não apresenta casos confirmados de coronavírus



Em Fagundes Varela, município de pequeno porte, com aproximadamente 2.700 habitantes, ainda não há registros de casos confirmados de Infecção Humana pelo novo coronavírus. Em tempos de pandemia, isso se torna um dado valoroso, em que os méritos desta situação privilegiada são atribuídos a um conjunto de fatores bem estabelecidos.
A Unidade Básica de Saúde conta com uma equipe de profissionais que atua nos diferentes segmentos e que têm se comprometido e articulado suas ações de maneira a garantir um atendimento seguro à população. Dentre as ações de prevenção realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde está a distribuição de máscaras para a população; reunião orientativa com empresários e comerciantes do município; acompanhamento através de contato telefônico das Agentes de Saúde com as famílias que possuem um ou mais membros no grupo de risco para Covid-19, a fim de verificar a situação de saúde através de um check-list de sintomas e sinais, para detectar a necessidade de intervenção da equipe de saúde; reorganização dos serviços da Unidade de Saúde a fim de adotar medidas sanitárias; utilização das redes sociais para postagem de vídeos educativos e companhas em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

O Poder Público Municipal também vem desempenhando importante papel na gestão e tomada de decisões que dizem respeito ao controle da pandemia, orientando a sua comunidade e buscando a cooperação junto aos setores econômicos da cidade, que muito contribuem para que as recomendações e decretos sejam cumpridos.
No entanto, o fator decisivo para a inexistência de casos confirmados, até o momento, é resultado da ação de cada um dos fagundenses. Cada cidadão é responsável pela coletividade, já que somos o resultado disso. O que fazemos ou deixamos de fazer, determina o nosso futuro perante a pandemia.

Por isso, é importante que sejam seguidas as recomendações epidemiológicas e sanitárias a fim de nos resguardarmos e protegermos aqueles que amamos. Evitar saídas desnecessárias, manter distanciamento social recomendado, não promover aglomerações, usar máscaras, lavar as mãos, utilizar álcool gel, manter superfícies higienizadas adequadamente e todas as recomendações relacionadas à prevenção da infecção pelo Covid-19, somente terão resultado se aplicadas adequadamente por cada um.

Por fim, é importante lembrar, que nossa responsabilidade enquanto cidadão é compartilhada e que os resultados obtidos também são. Graças a união do povo fagundense, a cidade não possui casos confirmados, possuindo apenas 6 casos que foram negativados.
Que continuemos nesta situação privilegiada por muito tempo. Os méritos serão de todos nós, que fazemos da prevenção, uma ação diária para mantermos a nossa população protegida do COVID-19.

OUTRAS NOTÍCIAS
22-04-2024

⚽️ Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal de Futebol Sete.

⚽️ Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal...

VER NOTÍCIA
21-04-2024

Nota de Pesar

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Geni P...

VER NOTÍCIA
21-04-2024

⚽️ Hoje tem Jogo! ⚽️

⚽️ Hoje tem Jogo! ⚽️ Hoje, do...

VER NOTÍCIA
19-04-2024

Inauguração asfáltica de mais um trecho importante para as Comunidades de Nossa Senhora das Graças e Santo Antônio do Costela

🚧 Inauguração asfáltica de mais um tre...

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Saúde na Escola

☑️ Saúde na Escola▪️No in&i...

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Fagundes Varela recebe ofício com destinação de novo recurso.

Fagundes Varela recebe ofício com destinação d...

VER NOTÍCIA