Notícias

Racionalização no uso de plástico.jpg
05/06/2020
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente: Racionalização no uso de plástico



Entre os temas mais preocupantes vinculados ao meio ambiente está o consumo de plásticos. Seu lento processo de degradação e sua fácil dispersão os transformaram em uma ameaça para os mares e para todos os animais que os habitam. O plástico está presente nos lugares e formatos mais diversos, zerar seu uso não é tarefa fácil, mas é possível sim, diminuir o seu consumo.
Primeiramente, repense os itens do seu dia a dia e veja o que você pode fazer para reduzir esse consumo. Comece aos poucos, eliminando itens mais simples e substituindo objetos descartáveis por modelos duráveis, à medida que você precisar de novos produtos. E ao fazer compras, prefira embalagens de vidro, papel e papelão.
Se realmente não tem jeito e você precisa consumir o plástico, lembre-se, se não for reutilizar ou reciclar, é preciso descartá-lo corretamente. Tome todas as precauções para que o seu lixo plástico não acabe no meio ambiente.

Veja algumas dicas que você pode adotar no seu dia a dia:
👉 Quando você vai ao mercado, tenha em mãos sacolas próprias para compras, daquelas de lona ou de tecido, as chamadas ecobag. Se você faz compras de carro, use as caixas de papelão que os supermercados disponibilizam.
👉 Opte por usar garrafas reutilizáveis em vez de garrafas plásticas. Assim você terá sempre uma garrafa com você e não terá a necessidade de comprar uma plástica.
👉 Utilize potes de vidro para guardar alimentos, em vez de potes de plástico. Eles podem ser um pouco mais caros, mas têm muitas vantagens, começando pela durabilidade e por não pegar o cheiro da comida tão facilmente quanto os demais. Além disso, ao esquentar o pote no micro-ondas, é normal as versões plásticas soltarem toxinas que fazem mal à saúde.
👉 Use produtos que vem em caixas de papelão. O papelão é um tipo de lixo menos nocivo que o plástico, na hora de escolher o sabão em pó, por exemplo, opte por aqueles que vem em caixas de papel, em vez de embalagens plásticas.
👉 Evite o consumo de canudos de plástico, optando pelas versões de inox, bambu, biodegradáveis, entre outros. Troque a escova de dente de plástico por uma de bambu e em vez de comprar lâminas de barbear descartáveis, use barbeador de metal.

Se você se importa com o mundo que está deixando para as próximas gerações e quer fazer algo a respeito, saiba que pequenas mudanças fazem uma grande diferença! 😉

OUTRAS NOTÍCIAS
16-04-2024

💉 Dia D de Vacinação contra a Influenza

💉 Dia D de Vacinação contra a Influenza

VER NOTÍCIA
16-04-2024

Ato de inauguração da obra da Secretaria da Saúde e Assistência Social

▫️Temos a honra de convidar a todos para o ato de inau...

VER NOTÍCIA
15-04-2024

Quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete, define finalistas, confira os resultados.

⚽ Quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete, defi...

VER NOTÍCIA
14-04-2024

HOJE TEM JOGO PELA Quinta Rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete.

⚽️ HOJE TEM JOGO PELA Quinta Rodada do Campeonato Muni...

VER NOTÍCIA
12-04-2024

🚧 Anunciada a Pavimentação Asfáltica para a Comunidade de São Marcos!

🚧 Anunciada a Pavimentação Asfáltica p...

VER NOTÍCIA
12-04-2024

⚽️ Botafogo de Fagundes Varela recebeu o S.E.R.Caxias.

⚽️ Botafogo de Fagundes Varela recebeu o S.E.R.Caxias....

VER NOTÍCIA