COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:
COMPARTILHE:
03/06/2020
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente: Compostagem caseira
Os resíduos domésticos são divididos em três categorias principais: orgânico, reciclável e rejeito. Cada resíduo tem um caminho diferente, tem um reaproveitamento diferente e gera substâncias diferentes. Os resíduos recicláveis são encaminhados para a transformação em outros produtos, o rejeito é enviado para aterros, e o orgânico é passível de ser compostado. É esta última categoria de resíduos que vamos abordar hoje.
A Compostagem é o ato de transformar estes resíduos em um composto muito semelhante ao solo, podendo ser usado como adubo. Trata-se de um processo natural de reciclagem em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando-a um material rico e fértil. Este composto pode ser usado como adubo para hortas, jardins, plantas em vasos e enriquecimento de solos degradados.
A compostagem traz muitas vantagens para o meio ambiente. A maior delas, é no processo de decomposição, pois ocorre somente a formação de dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), água (H2O) e biomassa (húmus). Outra vantagem é que ela evita a superlotação de aterros, além de diminuir significativamente o custo do município na prestação de serviços de coleta, transporte e destinação final.
O que eu posso compostar?
Quem mora em apartamento também pode fazer?
Essas e outras dúvidas, você pode esclarecer acessando o link abaixo ou deixe nos comentários.
https://www.fagundesvarela.rs.gov.br/coleta_de_residuos.php
Eu, você, todos pelo Meio Ambiente!