COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:
COMPARTILHE:
02/06/2020
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente Semana do Meio Ambiente: o que fazer com o óleo de cozinha?
O óleo de cozinha contamina milhares de litros de água se descartado de maneira incorreta. Um litro de óleo doméstico que vai pelo ralo também pode entupir os canos da casa e a caixa de gordura. Além disso, o descarte na pia pode atrair para o esgoto, animais como ratos, insetos e baratas. Se ele for jogado no lixo comum, provavelmente irá parar em aterros ou terrenos baldios. Nos aterros, ele se infiltrará no solo e poderá contaminar os lençóis freáticos e nos terrenos baldios, poderá causar uma maior liberação de gases de efeito estufa, que irá contribuir ainda mais para o aquecimento global.
Mas então, o que fazer com o óleo de cozinha? 🤔🤷♂️🤷♀️
Reciclagem! ♻️
Após o seu uso, espere esfriar e despeje-o em um vasilhame bem fechado, pode ser uma garrafa pet, com a ajuda de um funil. O óleo de cozinha pode ser reaproveitado na sua própria casa, para fazer sabão, ou ainda você pode leva-lo aos postos de reciclagem.
O óleo descartado corretamente é utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, entre outros produtos. Isso preserva matéria-prima e incentiva a reciclagem. Portanto, para colaborar com a preservação do ecossistema, dê uma utilidade ao óleo usado: recicle.
Aqui em Fagundes Varela o ponto de coleta é o Colégio Estadual Ângelo Mônaco. Neste período de pandemia, o Colégio está aberto nas segundas, quartas e sextas-feiras na parte da tarde, das 13 às 17 horas.
Mesmo que você utilize uma pequena quantidade de óleo de cozinha, é importante armazenar de forma correta. 😉
Aja a favor do Meio Ambiente! 🌱🌎