COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:
COMPARTILHE:
27/04/2020
Peregrinação pede chuva a Nossa Senhora de Monte Bérico
No último domingo, dia 26 de abril, diversas famílias participaram da peregrinação até a Comunidade de Nossa Senhora de Monte Bérico em Fagundes Varela, clamando o fim da seca que atinge todo o Estado. A peregrinação, teve saída da Igreja Matriz e contou com a participação de mais de 130 carros. Durante o percurso, os fiéis rezaram três dezenas do terço e outras duas, ao chegar na Comunidade. A fé e a união dos moradores são considerados pontos fundamentais para que a Nossa Senhora atenda aos pedidos de chuva.
Em nosso município, a tradição de fazer peregrinações até a Capela, rogando a Nossa Senhora para mandar chuva, iniciou em 1931, conforme relatos do livro do Padre Ângelo Mônaco. “Uma forte estiagem se abateu sobre Fagundes Varela e região. Ouvindo o clamor do povo, o Padre Ângelo Mônaco organizou uma procissão entre as paróquias de Fagundes Varela, Cotiporã e Dois Lageados. No dia 25 de março, devido à seca foi realizada uma procissão de penitência à Capela de Nossa Senhora de Monte Bérico, a procissão saiu da Matriz com a imagem de Nossa Senhora às 8 horas da manhã. A concorrência foi calculada em 3.000 pessoas, indo todas a pé. Durante o trajeto o povo com devoção rezava o terço e cantava hinos de louvor a Nossa Senhora".
Na década de 1940, outras procissões implorando pela chuva, foram realizadas pelo Padre Mônaco.
Neste ano, devido a pandemia que estamos enfrentando, a Paróquia Santo Antônio de Fagundes Varela optou por fazer a peregrinação de carro, adotando todos os cuidados necessários.