Notícias

Família Ecco (6)
15/04/2020

Fagundenses apostam na produção de pitaya para fugir dos agrotóxicos



Fagundenses apostam na produção de pitaya para fugir dos agrotóxicos

No município de Fagundes Varela, a família Ecco, residente na comunidade de São Marcos, é pioneira e única na produção da pitaya, fruta ainda desconhecida por muitos, mas muito benéfica para a saúde.
O filho Cleiton, é quem está à frente da comercialização da fruta, mas quem cuida da produção, são seus pais Pedro e Elizabete e os tios Egídio e Cláudio. A família começou a produção em 2017, e Cleiton conta que a busca por uma vida saudável, longe dos agrotóxicos, foi o que o motivou na escolha do pomar de pitaya. “Tudo começou quando eu terminei os estudos e comecei a plantar tomate em uma área arrendada do vizinho, depois plantei melão, e aqui do lado da casa eu queria achar uma nova cultura, onde eu evitasse de passar agroquímicos, e assim, descobri a pitaya”.
No primeiro ano, a família plantou 200 mudas por estaquia, mas perderam tudo por causa de uma forte geada. “Replantamos tudo novamente e cobrimos com cortina de aviário, e permanece até hoje. Neste ano, vamos tentar fazer uma irrigação por aspersão, para tentar amenizar os efeitos da geada”, completou Cleiton.
Atualmente, a família possui 350 pés e 30 variedades da fruta, porém comercializam apenas 5: a pitaya de polpa branca e quatro variedades da pitaya de polpa vermelha. Segundo Cleiton, o que muda é o grau brix (indicador da quantidade de açúcar), porém para ele, as vermelhas são as mais saborosas. As demais variedades são para coleção e fazer mudas para escolher novas opções de comercialização. Devido a pandemia do Coronavírus, a família que comercializava a pitaya na Praça Bella Vista aos sábados, agora passa a entregar diretamente na casa do cliente, tomando os cuidados necessários.
A pitaya é uma fruta chamativa, que nasce de um tipo de cacto-trepador, que é nativo da América Central. As flores da planta são brancas e só abrem durante a noite. Uma planta adulta pode produzir até 40 kg de pitaya. A fruta é rica em vitaminas, minerais e ajuda na prevenção de várias doenças. A safra deste ano está recém começando para a família fagundense e vai até o inverno. A família pretende aumentar o pomar e espera conseguir amenizar os efeitos da geada e produzir muito mais na próxima safra.


OUTRAS NOTÍCIAS
25-11-2024

Encontro de Coros promove cultura e música em Fagundes Varela 🎶

Encontro de Coros promove cultura e música em Fagundes Varel...

VER NOTÍCIA
25-11-2024

1º Encontro de Xadrez ♟️

1º Encontro de Xadrez ♟️ Na tarde da ...

VER NOTÍCIA
21-11-2024

Atenção!

Atenção!Comunicamos a todos que a segunda apli...

VER NOTÍCIA
21-11-2024

Atenção Produtores Rurais

Atenção Produtores Rurais ‼️...

VER NOTÍCIA
21-11-2024

Convite para encontro sobre Nota Fiscal Eletrônica.

 Convite para encontro sobre Nota Fiscal Eletrônica.

VER NOTÍCIA
21-11-2024

Domingo tem quartas de final

Domingo tem quartas de final ⚽️As quartas de fi...

VER NOTÍCIA