COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:
COMPARTILHE:
01/04/2020
Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social Isolamento social, o que fazer para manter a saúde mental?
A psicóloga Milene Zilio, da ESF de Fagundes Varela, nos ajuda a entender como é possível cuidar da nossa mente neste período.
Em função da pandemia do COVID-19, muitos de nós tivemos a rotina modificada. Medidas de isolamento social, com diversas restrições precisaram ser tomadas para garantir um “freio” na expansão da doença. Na contramão disso, percebemos também o desconforto crescente gerado por estas mudanças que são importantes para manutenção da nossa saúde.
O isolamento social é uma medida de proteção recomendada, porém há diversas formas de manter o contato, tão importante para nós que somos seres sociais. As chamadas de vídeo por aplicativos de celular possibilitam a conversa com as pessoas e o acompanhamento de sua rotina, o que dá a sensação de estar mais próximo.
A permanência em casa também pode ser a oportunidade para reorganizar espaços e objetos que há tempos estavam desorganizados ou em desuso, trazendo uma sensação de bem-estar e renovação. Além disso, pode-se aproveitar para descobrir novas habilidades ou exercitar as antigas também.
Nas famílias onde há crianças, pode-se aproveitar para criar brincadeiras diversas, interagir mais, conversar, contar histórias. Uma criança saudável deve brincar, se para de fazê-lo, pode estar demonstrando que algo não vai bem. Os pais devem observar ainda se está comendo e dormindo direito.
A mudança requer um trabalho de adaptação, o que é também um trabalho psíquico e emocional, e isso, somado às incertezas quanto ao rumo da pandemia. O momento exige calma e cuidado, mas essa parada forçada pode trazer possibilidades de ver o que antes passava despercebido pelos nossos olhos. Observar nossas motivações e dificuldades, rever nossos valores e exercitar a solidariedade.