Notícias

grupo alimente sua vida
09/05/2018
Saúde e Assistência Social

Saúde e bem-estar são temas de palestra em Fagundes Varela



Saúde e bem-estar são  temas de palestra  em Fagundes Varela

Durante o mês de abril,  os encontros do Projeto  Alimente sua Saúde com Qualidade de Vida contaram  com a participação da Psicóloga Milene Zílio e da Enfermeira Janete Fontana, da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Fagundes Varela, que apresentaram às participantes um resumo dos dados coletados com as mesmas nos últimos três anos do projeto.

Duas vezes ao ano são coletadas informações sobre peso, pressão arterial, uso de medicamentos e qualidade do sono das participantes do projeto. Estes dados, depois de tabulados são utilizados pela coordenação do projeto para propor novas atividades ao grupo, qualificando a iniciativa.

Os dados apresentados  evidenciam melhorias na qualidade do sono, diminuição do uso de medicamentos e melhorias  na pressão arterial das participantes. As palestrantes destacaram, também, ações  que contribuem na promoção da saúde, como adotar uma alimentação colorida com frutas, verduras e legumes. Também, regular a ingestão de água e reduzir o uso de sal. Destacaram, ainda, o cuidado como uso de medicamentos, respeitando o tratamento recomendado pelo médico e a observância dos horários de ingerir a medicação.

Na sequência, as participantes foram desafiadas  para participarem de algumas dinâmicas que buscam estimular o cérebro para a coordenação dos movimentos  e resposta ao estímulo recebido do ambiente e do colega. Desta maneira é possível manter o cérebro ativo, envelhecendo de maneira ativa e saudável.

Para a orientadora do Projeto, a professora de educação física, Talita Mezadri, os dados apresentados reforçam os benefícios que a atividade física regular proporciona as participantes, gerando bem-estar físico e também emocional.

Já o extensionista social da Emater, Airton de Almeida, destacou que a participação de diferentes profissionais da área da saúde qualifica o projeto ao permitir que as participantes se apropriem de conhecimento e possam assim fazer as escolhas certas, abandonando hábitos nocivos e adotando um estilo de vida que promova a saúde.

O projeto é desenvolvido em parceria entre a  Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Fagundes Varela a Emater.

OUTRAS NOTÍCIAS
24-05-2018

Festa da Família da Escola Caminhos do Apreender

Festa da Família da Escola Caminhos do Apreender ...

VER NOTÍCIA
23-05-2018

Falcões Ciclismo divulgam evento no Giro D’Itália

Falcões Ciclismo divulgam evento no Giro D’Itál...

VER NOTÍCIA
22-05-2018

Fagundes Varela terá dia de campo de viticultura

Fagundes Varela terá dia de campo de viticultura

VER NOTÍCIA
21-05-2018

Audiência Pública - Metas Fiscais

MUNICÍPIO DE FAGUNDES VARE...

VER NOTÍCIA
21-05-2018

Gemellaggio com Cáneva

Registo da Prefeita Municipal de Fagundes Varela, Claudia More...

VER NOTÍCIA
18-05-2018

Município subsidia horas de máquinas na agropecuária

Município subsidia horas de máquinas na agrop...

VER NOTÍCIA