Notícias

Dia de Campo
17/09/2018
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente

Fagundenses participam do Dia de Campo sobre Fruticultura



Fagundenses participam do Dia de Campo sobre Fruticultura

Dia 12 de setembro, quarta-feira, treze produtores fagundenses participaram do Dia de Campo “Boas Práticas na Fruticultura: Sustentabilidade e Rentabilidade”, na comunidade de Monte Bérico, em Veranópolis.

Na ocasião, os produtores, visitaram estações temáticas, como um abrigo para agrotóxicos, onde eles conferiram um depósito de alvenaria e receberam informações sobre as exigências e preocupações para a sua construção. O que interessou ao produtor de uva, aqui do município, Luiz Camilo Barille, que contou que já tem um lugar para construir o seu e que vai procurar a equipe da Emater/RS-Ascar para orientá-lo, pois considera importante ter uma propriedade organizada.

Em outra estação visitada, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Villa, falou sobre o solo. O foco, foram as plantas de cobertura e seus benefícios, como a produção de matéria orgânica, melhorando assim, o armazenamento e a disponibilidade de água no solo, além de aumentar a permeabilidade da água e do ar, evitando a compactação do solo.

Outro assunto abordado, foi as Boas Práticas Agrícolas (BPAs), que são ações que garantem a qualidade dos alimentos e a rentabilidade, que são os procedimentos para detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva.

Por fim, os produtores foram alertados sobre as formas de monitoramento e controle da mosca-das-frutas. Foi apresentado, o Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas nos Pomares de Frutas de Caroço, que é um monitoramento semanal em propriedades da região, onde os produtores cadastrados recebem informações, através do Boletim Informativo, sobre os momentos de altas e baixas infestações e quais as melhores medidas de controle a serem adotadas.

O evento contou também com espaço para expositores como, agroindústrias, vinícolas, artesanato, estações dedicadas à saúde do trabalhador, plantas, flores e gestão sustentável da agricultura familiar.

O transporte foi cedido pela Prefeitura de Fagundes Varela, que está sempre em busca de meios para manter os produtores informados, possibilitando momentos de aprendizagens como nos dias de campo.

OUTRAS NOTÍCIAS
22-04-2024

⚽️ Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal de Futebol Sete.

⚽️ Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal...

VER NOTÍCIA
21-04-2024

Nota de Pesar

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Geni P...

VER NOTÍCIA
21-04-2024

⚽️ Hoje tem Jogo! ⚽️

⚽️ Hoje tem Jogo! ⚽️ Hoje, do...

VER NOTÍCIA
19-04-2024

Inauguração asfáltica de mais um trecho importante para as Comunidades de Nossa Senhora das Graças e Santo Antônio do Costela

🚧 Inauguração asfáltica de mais um tre...

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Saúde na Escola

☑️ Saúde na Escola▪️No in&i...

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Fagundes Varela recebe ofício com destinação de novo recurso.

Fagundes Varela recebe ofício com destinação d...

VER NOTÍCIA