COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:
COMPARTILHE:
17/09/2018
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente Fagundenses participam do Dia de Campo sobre Fruticultura
Fagundenses participam do Dia de Campo sobre Fruticultura
Dia 12 de setembro, quarta-feira, treze produtores fagundenses participaram do Dia de Campo “Boas Práticas na Fruticultura: Sustentabilidade e Rentabilidade”, na comunidade de Monte Bérico, em Veranópolis.
Na ocasião, os produtores, visitaram estações temáticas, como um abrigo para agrotóxicos, onde eles conferiram um depósito de alvenaria e receberam informações sobre as exigências e preocupações para a sua construção. O que interessou ao produtor de uva, aqui do município, Luiz Camilo Barille, que contou que já tem um lugar para construir o seu e que vai procurar a equipe da Emater/RS-Ascar para orientá-lo, pois considera importante ter uma propriedade organizada.
Em outra estação visitada, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, João Villa, falou sobre o solo. O foco, foram as plantas de cobertura e seus benefícios, como a produção de matéria orgânica, melhorando assim, o armazenamento e a disponibilidade de água no solo, além de aumentar a permeabilidade da água e do ar, evitando a compactação do solo.
Outro assunto abordado, foi as Boas Práticas Agrícolas (BPAs), que são ações que garantem a qualidade dos alimentos e a rentabilidade, que são os procedimentos para detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo da cadeia produtiva.
Por fim, os produtores foram alertados sobre as formas de monitoramento e controle da mosca-das-frutas. Foi apresentado, o Sistema de Alerta Mosca-das-Frutas nos Pomares de Frutas de Caroço, que é um monitoramento semanal em propriedades da região, onde os produtores cadastrados recebem informações, através do Boletim Informativo, sobre os momentos de altas e baixas infestações e quais as melhores medidas de controle a serem adotadas.
O evento contou também com espaço para expositores como, agroindústrias, vinícolas, artesanato, estações dedicadas à saúde do trabalhador, plantas, flores e gestão sustentável da agricultura familiar.
O transporte foi cedido pela Prefeitura de Fagundes Varela, que está sempre em busca de meios para manter os produtores informados, possibilitando momentos de aprendizagens como nos dias de campo.