COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:
COMPARTILHE:
18/07/2018
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente Produtores de leite utilizam smartphone em projeto
Produtores de leite utilizam smartphone em projeto
Em Fagundes Varela, um grupo de famílias, que trabalham com produção de leite e participam do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, vem experimentando um projeto diferente de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social. Além de criarem o Grupo de Trabalho em Bovinocultura de Leite, agora, formaram um grupo virtual, que os mantém conectados pela rede social através de aplicativo do smartphone.
Dessa forma, além de receber as tradicionais visitas do extensionista da Emater/RS-Ascar, o produtor recebe informações, mensagens e orientações virtuais. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Leandro Ebert, “esse grupo virtual proporciona a troca de experiências entre os participantes, visando intensificar a produção de leite com o uso e manejo de pastagens na alimentação do rebanho. Além disso, é uma oportunidade para discutir os avanços obtidos e as dificuldades com as diferentes técnicas empregadas pelas famílias. Ainda, outro fator importante no uso dessa ferramenta, é a inclusão dos jovens na administração da propriedade, fomentando a sucessão familiar, já que eles têm mais facilidade de uso do equipamento. Outra ferramenta utilizada é um site, que foi criado para inserir informações gerais sobre a cadeia de produção do leite na propriedade rural”.
Acompanhando esta evolução digital, a Prefeitura Municipal de Fagundes Varela está encaminhando licitação para a execução do projeto de ampliação da rede de internet com a instação de 31,4 km de fibra óptica no interior do município. Será investido, aproximadamente, cem mil reais, com recursos provenientes do governo do estado e do município.