COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:
COMPARTILHE:
16/07/2020
Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto A pandemia como possibilidade de reconexão entre escola x família
Na última quarta-feira à noite (dia 16/07), a Secretaria Municipal da Educação de Fagundes Varela promoveu uma live aberta para a comunidade em geral e em especial para as famílias, pais e/ou responsáveis dos alunos da Escola Municipal Caminhos do Aprender e do Colégio Estadual Ângelo Mônaco.
O evento online contou com a professora Regina Shudo e foi transmitido no canal do YouTube da Amaná Educacional. Como tema, a reflexão sobre: “A pandemia como possibilidade de reconexão entre escola x família”.
A live teve mais de 500 visualizações. Foi um espaço para as famílias pensarem sobre a educação nos tempos de pandemia, como incorporar essas mudanças e construir pontes unindo as funções das famílias e da escola. Aspectos das relações emocionais também foram abordados nesse encontro.
A professora Regina, que atua há mais de 30 anos na área educacional, reforçou a possibilidade deste momento ser percebido como um ganho para a aprendizagem e na formação do ser humano como indivíduos do bem, pois as memórias afetivas intelectuais, morais e positivas estão acontecendo em um ambiente que é o melhor lugar para se desenvolverem - em família.
Para a Secretaria Municipal da Educação Vanderleia Valente Binda, neste momento atípico e incerto que estamos atravessando a presença da família está sendo de fundamental importância na elaboração deste contexto e expressa toda gratidão a elas, por toda parceria e envolvimento nas atividades e vivências propostas nesses meses em que as aulas estão sendo remotas. E complementa, que dentre muitas incertezas, ficam algumas certezas, tais como: a tecnologia continuará fazendo parte das nossas vidas; as famílias que participam da educação dos seus filhos passam a compreender melhor os professores e a escola; e que é preciso reinventar-se, pois não voltaremos ao normal, pois o tempo é novo e ele nos exige resiliência.
Afeto, escuta e apoio são as chaves para o equilíbrio das práticas sensíveis e responsivas com nossas crianças e adolescentes que permitirão seu desenvolvimento integral.