Notícias

Representantes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde visitam a cidade
10/07/2019
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente

Município não infestado pelo Aedes aegypti



Município não infestado pelo Aedes aegypti

Fagundes Varela continua na condição de município não infestado pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica. Contudo, duas amostras coletadas nas armadilhas, que são depósitos estrategicamente colocados com o objetivo de atrair o vetor, apresentaram a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti no município. Tais amostras datam os meses de outubro de 2018 e junho de 2019. Para se tornar município infestado, basta ser encontrada uma larva do mosquito na área urbana, ou então, num raio de 300 metros da armadilha onde foi encontrada a primeira, o que por enquanto, ainda não aconteceu.
Assim, mais uma vez se comprova, a grande importância da vigilância ambiental e dos cuidados que toda a população deve ter, para evitar a proliferação em locais com água parada, ressaltando a necessidade e a seriedade com que devem ser tratadas as visitas das Agentes Comunitárias da Saúde, que também procuram identificar focos e orientar a população. 
Representantes do CEVS – Centro Estadual de Vigilância em Saúde de Caxias do Sul, estiveram visitando o Município, no último dia 03 de julho, enfatizando a necessidade de um trabalho efetivo de controle do vetor Aedes aegypti, frente os casos de dengue e doenças relacionadas que assolam a população, inclusive com casos registrados na região. Conforme informativo epidemiológico de junho de 2019, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde – SES/RS, somente na 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, já são 21 municípios infestados. 
Visando intensificar os trabalhos preventivos de combate ao mosquito e outros vetores, além de acolher as recomendações previstas em lei, o município estuda a possibilidade de incluir um profissional Agente de Controle de Endemias em seu quadro funcional, para atender essa demanda de vigilância em saúde, cada vez mais necessária na promoção de saúde e prevenção de doenças.
Mas, não basta apenas isto! A população tem um papel de fundamental importância em suas residências para combater este mosquito. Faça também a sua parte!

OUTRAS NOTÍCIAS
16-04-2024

💉 Dia D de Vacinação contra a Influenza

💉 Dia D de Vacinação contra a Influenza

VER NOTÍCIA
16-04-2024

Ato de inauguração da obra da Secretaria da Saúde e Assistência Social

▫️Temos a honra de convidar a todos para o ato de inau...

VER NOTÍCIA
15-04-2024

Quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete, define finalistas, confira os resultados.

⚽ Quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete, defi...

VER NOTÍCIA
14-04-2024

HOJE TEM JOGO PELA Quinta Rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete.

⚽️ HOJE TEM JOGO PELA Quinta Rodada do Campeonato Muni...

VER NOTÍCIA
12-04-2024

🚧 Anunciada a Pavimentação Asfáltica para a Comunidade de São Marcos!

🚧 Anunciada a Pavimentação Asfáltica p...

VER NOTÍCIA
12-04-2024

⚽️ Botafogo de Fagundes Varela recebeu o S.E.R.Caxias.

⚽️ Botafogo de Fagundes Varela recebeu o S.E.R.Caxias....

VER NOTÍCIA