COMPARTILHAR ESTA NOTÍCIA:
COMPARTILHE:
08/07/2019
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente 8º Encontro do GT Leite de Fagundes Varela
8º Encontro do GT Leite de Fagundes Varela
A propriedade de Silvano Vivan recebeu, na última quinta-feira dia 04 de julho, os participantes do GT Leite de Fagundes Varela, para realização do 8º encontro do grupo. O Grupo de Trabalho em Bovinocultura de Leite (GT Leite) foi formado por 15 famílias participantes do Programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar no município, e propõe a intervenção direta nas propriedades assistidas, visando alcançar resultados efetivos, aliados à apropriação dos conhecimentos pelas famílias participantes. Os temas dos encontros são sempre escolhidos pelo grupo com base nas discussões que vão ocorrendo e nos pontos comuns definidos para ação nas propriedades.
Com o tema “Criação da terneira” dessa vez, o encontro contou com a parceria do médico veterinário da EMATER/RS-ASCAR João da Luz, que discutiu com os participantes aspectos importantes na criação da terneira. Primeiramente é importante conhecer o próprio rebanho. O segundo passo é a escolha do sêmen, bem como o ambiente, a alimentação e cuidados de profilaxia. A futura vaca depende de como a terneira é criada. A escolha do sêmen contribui para melhorar o tipo e a genética do rebanho. O ambiente seco, que protege do frio intenso ou do calor, contribui para o bem estar animal e a imunidade da terneira. A alimentação adequada e na quantidade certa garante o desenvolvimento corporal e principalmente das papilas ruminais e rúmen que será uma característica fundamental para produção de leite da futura vaca. Para acompanhar o crescimento da terneira, verifica-se o peso e a altura. Com o auxílio de uma tabela e trena, que varia para cada espécie (holandesa, jersey ou jersolando) então é possível perceber a curva de crescimento da terneira e avaliar se a mesma está tendo desenvolvimento adequado para poder emprenhar na idade e peso indicados.
Na sequência, o grupo visitou as instalações da propriedade. Na propriedade, Silvano Vivan optou em fazer casinhas para abrigar e criar as terneiras. No local elas recebem água e alimentação. Estas casinhas são mudadas de lugar conforme a terneirinha vai crescendo. Além de conhecer as casinhas para as terneiras, o grupo conheceu as pastagens e a agroindústria Vó Elena. A família atualmente processa todo o leite produzido transformando-o em queijos e iorgutes.