Notícias

Novo equipamento é disponibilizado aos agricultores (6)
21/06/2019
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente

Novo equipamento para medir umidade de grãos é disponibilizado aos agricultores fagundenses



Novo equipamento para medir umidade de grãos é disponibilizado aos agricultores fagundenses

O Município de Fagundes Varela, em parceria com a Emater, tem incentivado junto aos agricultores familiares, a implantação de silos de alvenaria para secagem de grãos nas propriedades rurais. O objetivo é proporcionar uma solução simples e de baixo custo aos agricultores, mantendo a qualidade dos produtos e diminuindo as perdas quantitativas, com resultados favoráveis em termos de rentabilidade, além de se constituir em uma alternativa ambientalmente sustentável. Nas condições climáticas do Brasil, sem reduzir o teor de umidade dos grãos, é impossível conservar grãos ao longo do tempo. Então a secagem é uma operação fundamental no sentido de se manter a qualidade destes grãos ao longo do tempo.
Além da construção e secagem dos grãos, o manejo do silo é de fundamental importância pois o controle de temperatura e umidade são fatores determinantes para garantir a qualidade do grão depois de colhido. 
Para contribuir com o manejo dos silos e auxiliar os agricultores, o poder público municipal, através da Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente, adquiriu um equipamento para medir a umidade de grãos. Esse medidor foi cedido ao escritório da Emater do município, a qual será responsável para prestar o serviço aos produtores.
Claudia Moreschi Tomé, Prefeita Municipal, diz “estamos disponibilizando mais um serviço importante para atender o produtor. A agricultura é o setor prioritário do município e temos o compromisso de auxiliar para que todo agricultor de Fagundes Varela tenha condições de crescer e ser sustentável nas atividades desenvolvidas na propriedade”. 
Este ano, as famílias de Edemar Lazzari e Glenir Testa, participantes do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura familiar investiram na construção de dois silos com capacidade de armazenar 150 toneladas de grãos. A construção das unidades armazenadoras contempla parte das atividades planejadas com as famílias para este ano. A equipe local da Emater, com o auxílio do ATR João Villa, é responsável pela formatação do projeto técnico e acompanhamento da construção, com visita à propriedade para escolha do melhor local de implantação, fluxo do silo, elaboração do projeto técnico (dimensões do silo, ventilador) e encaminhamento do mesmo para quem deseja financiar. 
Ainda tem outras propriedades que estão recebendo visitas e sendo elaborados projetos. Os investimentos foram encaminhados através do Programa Mais Alimentos, beneficiando agricultores que se enquadram no Pronaf. Agora com o novo Plano Safra, a expectativa é que estas famílias que já tem os projetos elaborados, possam dar os demais encaminhamentos para se efetivar a construção.
Para Taciana Marchesini, engenheira agrônoma da Emater no escritório de Fagundes Varela, entre as vantagens dos silos secadores estão a manutenção da qualidade do grão, por ter secagem no ar ambiente, sem queima do amido do grão e mantendo os nutrientes para ração; garante uma maior autonomia aos produtores, mantendo os grãos armazenados na propriedade, garantindo redução de despesas com armazenagem e secagem; agrega valor na transformação do grão em ração, através do processamento de leite/carne; além de um aumento da diversificação de renda, possibilitando a venda do excedente ou para consumo da propriedade.


OUTRAS NOTÍCIAS
16-04-2024

💉 Dia D de Vacinação contra a Influenza

💉 Dia D de Vacinação contra a Influenza

VER NOTÍCIA
16-04-2024

Ato de inauguração da obra da Secretaria da Saúde e Assistência Social

▫️Temos a honra de convidar a todos para o ato de inau...

VER NOTÍCIA
15-04-2024

Quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete, define finalistas, confira os resultados.

⚽ Quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete, defi...

VER NOTÍCIA
14-04-2024

HOJE TEM JOGO PELA Quinta Rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete.

⚽️ HOJE TEM JOGO PELA Quinta Rodada do Campeonato Muni...

VER NOTÍCIA
12-04-2024

🚧 Anunciada a Pavimentação Asfáltica para a Comunidade de São Marcos!

🚧 Anunciada a Pavimentação Asfáltica p...

VER NOTÍCIA
12-04-2024

⚽️ Botafogo de Fagundes Varela recebeu o S.E.R.Caxias.

⚽️ Botafogo de Fagundes Varela recebeu o S.E.R.Caxias....

VER NOTÍCIA