Slogan
Pórtico

O Município

Aspectos Econônomicos


	

Com o propósito de consolidar Fagundes Varela como modelo de desenvolvimento econômico e social, o município oferece incentivos e apoio à atividade empresarial dos setores produtivos da indústria, comércio e serviços. Uma série de programas de desenvolvimento e qualificação profissional e empresarial é desenvolvida com o objetivo de gerar emprego e renda à população e possibilitar mão-de-obra capacitada às empresas nas mais diversas áreas.

Nos últimos anos, o número de estabelecimentos vem aumentando gradativamente. Para isso, incentivos através do Prodesi e do Distrito Industrial, facilitam para a instalação de novas empresas, melhorias e ampliação nas já existentes, criação de novos empregos, acesso ao microcrédito, através do Programa Gaúcho de Microcrédito, dentre outros.

Para a formação de mão-obra especializada, o município criou o programa TECPRO, que auxilia as pessoas que desejarem realizar curso técnico profissionalizante através das escolas do Sistema S. Com isso, os estudantes tem auxílio em 50% do curso, subsidiado pelo município. Além disso, a AFAU (Associação dos Acadêmicos e Universitários), recebeu em 2014, R$ 140 mil para auxiliar no transporte até os centros de estudos da região. Com isso, o estudante paga apenas cerca de 10% para se deslocar até os educandários.

No setor industrial, Fagundes Varela se destaca no setor de polimento. Além disso, outras empresas desenvolvem atividades no município, gerando renda e emprego, entre elas, empresas de produção de máquinas e móveis, inclusive para exportação, camisaria, olaria, serrarias, entre outros.

O setor comercial e industrial também alavanca a econômica do município.

No setor primário, nos últimos anos, o desenvolvimento garantiu que as propriedades se fortalecessem e garantissem a permanência do homem no campo. Cerca de 74% da economia do município vem da agricultura. Os produtos rurais mais vendidos são: aves, leite, suínos, uva, soja, bovinos e milho. O programa Impulsão Agropecuária transformou a realidade do interior do município, beneficiando direta e indiretamente, centenas de fagundenses, que passaram a investir mais em suas propriedades.

INFRAESTRUTURA

ENERGIA ELÉTRICA

A distribuição de energia elétrica em Fagundes Varela é feita pela RGE (Rio Grande Energia).

COMUNICAÇÕES

Os Correios têm uma agência em Fagundes Varela, que atendem a toda a população da cidade e partes do interior.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

O abastecimento de água é feito pela Companhia Riograndense de Abastecimento (Corsan), que atende à população da área urbana e partes da área rural. Nas demais localidades, há redes hídricas comunitárias ou poços de artesiano responsáveis pelo abastecimento.

COLETA E DESTINAÇÃO DO LIXO

A coleta seletiva do lixo é efetuada por uma empresa terceirizada em Fagundes Varela, a RN Freitas, vencedora do processo licitatório. No interior, há coleta periódica do lixo seco, que deve ser levado pelos moradores a determinados pontos para ser recolhido. Para saber o roteiro de coleta do lixo no interior, acesse o link: Meio Ambiente e, posteriormente, Coleta de Lixo.
Mensalmente, são recolhidas cerca de 600 toneladas de lixo no município, entre seco e orgânico.

FROTA DE VEÍCULOS

Até agosto de 2014, Fagundes Varela possuía uma frota 1.619 veículos registrados. Em 2007, o município possuía 1.167 veículos segundo o Detran/RS. Já os condutores habilitados somam 1.123 pessoas.




Uma história que começou em 1888. O município está localizado na Serra Gaúcha, distante 180 km de Porto Alegre. Fagundes Varela, com seus 2.500 habitantes, é um município jovem, que caminha rumo ao progresso e desenvolvimento, sustentado na qualidade de vida.
Prefeitura de Fagundes Varela
De segunda a sexta, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h15min
Telefones: (54) 3445-1066 e fax: (54) 3445-1068
E-mail: prefeitura@fagundesvarela.rs.gov.br
Avenida Alfredo Reali, 300 CEP: 95333-000
Prefeitura de Fagundes Varela Prefeitura de Fagundes Varela

Duo Studio Interativo

BF2 Tecnologia