07/11/2017
Gabinete do Vice-Prefeito

Fagundes Varela é destaque em Seminário Estadual de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar Na última semana, dia 24 de outubro, Fagundes Varela foi representada no Seminário Estadual do Programa Gestão Sustentável na Agricultura Familiar em Porto Alegre. O Programa foi concebido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e executado pela Emater/RS em todo o estado. O objetivo do Seminário foi apresentar as principais ferramentas, estudos de casos e os resultados do primeiro ano do Programa. O evento contou com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, e dos secretários estaduais da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, e da SDR, Tarcísio Minetto, além da Prefeita de Fagundes Varela, Claudia Moreschi Tomé. Quatro experiências de gestão em propriedades rurais do Rio Grande do Sul foram escolhidas para serem apresentadas no Seminário. Uma das experiências exitosas apresentada foi da família Binda, produtora de leite em Fagundes Varela, com o tema "Transformando Pastagens em Lucro." Segundo o Eng. Agrônomo da Emater de Fagundes Varela, que acompanha o projeto, "neste primeiro ano, a propriedade Binda obteve resultados extremamente significativos: aumento da produtividade em mais de 3 mil litros por hectare ao ano; diminuição de R$ 26 mil dos custos totais por ano e aumento de 540% na renda agrícola obtida pela família com a atividade". Durante a apresentação, acompanhada pelo Chefe do Escritório da Emater, Airton de Almeida, a agricultora Ivânia e seu filho Tiago Binda deram seus depoimentos, relatando os avanços que a família obteve e as transformações que vem ocorrendo na propriedade no último ano, tornando-se como Unidade de Referência do Programa de Gestão Sustentável na Agricultura Familiar. A propriedade da família Binda, também recebeu incentivo da Prefeitura Municipal de Fagundes Varela na modernização da infraestrutura do estábulo, através do Programa Impulsão Agropecuária. Foto: Comitiva de Fagundes Varela apresentou o projeto "Transformando pastagens em lucro".