Zerada fila por cirurgias de baixa e média complexidade

Segunda, 29 de Fevereiro de 2016

Foco no objetivo de garantir acesso a saúde dos fagundenses é que o município de Fagundes Varela alcançou números surpreendentes no ano de 2015. O principal deles, é que a fila por cirurgias de média complexidade foi zerada. Uma parceria realizada em conjunto entre o município e o Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi de Veranópolis resultou no fim da fila de espera por cirurgias de média complexidade, cirurgias de hérnia, vasculares, videoartroscopia, demais ortopédicas de média complexidade e outras cirurgias gerais.
Segundo o secretário de Saúde, Éder Pelegrini, isso foi possível devido a ampliação de cotas de cirurgias entre o município e o Hospital. Das 96 cotas disponibilizadas, 80 foram usadas ao longo do ano em cirurgias de urgência e eletivas, sendo 32 delas de traumatologia. “Isso confirma mais resolutividade, não agravando o estado de saúde do paciente, que não precisa aguardar pela cirurgia e pode se recuperar mais rápido”, afirma.
Quanto às cirurgias de alta complexidade, Pelegrini frisou que elas são de responsabilidade do Estado e que hospital de Caxias do Sul é a referência. O secretário destaca que mantém trabalho intensificado junto aos demais secretários da região, em busca de solução urgente.
O ano de 2015 também foi marcado por números que impressionam na área da saúde fagundense. Foram investidos R$ 102.500,00 em medicamentos. Foram realizadas 360 consultas especializadas em ginecologia e psiquiatria; 635 atendimentos de fonoaudiologia e 1.136 atendimentos de reabilitação em fisioterapia. Outro número que impressiona é o de consultas médias de clínico geral e pediatria. Foram 9.072 consultas, sendo que a população é de 2.607 habitantes, isso representa que cada fagundense tenha consultado mais de três vezes durante o ano. Também foram realizados 5.486 atendimentos odontológicos. O município realizou ainda, 1.023 viagens para municípios que são referências regionais.
Ao todo, foram investidos na área da saúde R$ 1.526.558,12, representando 16,29% do orçamento do município.