Trocar pode ser mais divertido do que comprar

Terça, 24 de Outubro de 2017

Trocar pode ser mais divertido do que comprar

A Escola Municipal Caminhos do Aprender de Fagundes Varela, dentro da programação do Dia da Criança, desenvolveu o Projeto “Trocar pode ser mais divertido do que comprar”. O objetivo principal foi de incentivar as crianças para troca de brinquedos e livros entre elas, além, de conscientizar sobre o consumo impulsivo e oportunizar noções gerais sobre a economia familiar.
Segundo as Professoras dos 3º Anos, Eliane e Elizete, coordenadoras do Projeto, “a ideia surgiu em conversas com as crianças, que relataram possuírem brinquedos mais do que suas necessidades: “Tenho mais do que preciso”. Por isso, a iniciativa visou criar mudanças no comportamento tanto das crianças como dos pais, em relação ao consumo desnecessário. O consumo excessivo de alguns itens, reflete na produção de mais lixo, prejudicando assim a natureza e o desenvolvimento sustentável, além, de formar um pensamento voltado para o individualismo, que prioriza o ter pessoal e não o social.”
No início do mês de outubro as crianças levaram seu item de troca na Escola e receberam um vale dinheiro denominado “Fagundes”. Nos dias 9 e 10 de outubro com a participação de cerca de 200 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, acompanhados pelos respectivos pais, fizeram a troca do vale “Fagundes” por brinquedo ou livro em clima de aprendizado e de muita diversão.

Foto: Professoras e alunos dos 3º anos mentores do Projeto “Trocar”