Surge o primeiro grupo da Patrulha Agrícola

Quarta, 26 de Novembro de 2014

O primeiro grupo da Patrulha Agrícola Comunitária de Fagundes Varela está formado. Na semana passada, o prefeito Jean Fernando Sottili e o Secretário de Agropecuária, Dario Russi, acompanhados de servidores da Emater, estiveram na comunidade de Nossa Senhora do Rosário oficializando a entrega das máquinas aos agricultores das localidades do Rosário, São Judas Tadeu e Santo Homobom.
Dentre o grupo principal, outros subgrupos foram montados para a distribuição dos equipamentos. Neste encontro, foram entregues um espalhador líquido e um espalhador sólido. Cada subgrupo reúne 10 famílias.
A Patrulha Agrícola Comunitária tem como objetivos, dentre eles, o atendimento a agricultura familiar, ao pequeno agricultor, como forma de propiciar melhor qualidade de vida, com aumento nas rendas familiares, evitando o êxodo rural e, como consequência, incremento nas receitas públicas.
Russi reforça que os grupos instituirão seu próprio regulamento para uso e forma de administração, bem como a de manutenção dos equipamentos. “O projeto atende o pequeno agricultor e otimiza o translado dos maquinários, ou seja, os equipamentos ficarão mais próximos e acessíveis ao agricultor, gerando maior economicidade nos custos e no tempo e menor deterioração do mesmo”, salienta.
Ainda, segundo o secretário, a recepção do primeiro grupo foi excelente e os agricultores aprovaram o projeto. Os dois primeiros presidentes dos subgrupos, eleitos pelos próprios moradores são Ilário Russi e Diego Russi.
O prefeito Jean Fernando Sottili ressalta que, o projeto dará maior agilidade para o trabalho, podendo atender mais agricultores no momento mais propício para a realização do trabalho, como no momento de colher milho para a silagem.
As comunidades de São Pedro, São Luís e São Marcos já estão se organizando para a formação do grupo 2.