Setor primário cresce após investimentos de programa

Quarta, 24 de Junho de 2015

O setor agrícola do município de Fagundes Varela vem crescendo nos últimos anos, de forma a garantir a permanência do homem no campo, gerindo a sua propriedade e garantindo condições de sustentabilidade e investimentos, que geram qualidade de vida no meio rural. De tudo o que é produzido no município, o setor representa 66,50% da economia local.
Para que esse crescimento pudesse ter continuidade, o município desenvolve o Programa Impulsão Agropecuária, estabelecendo condições para que o fagundense possa continuar investindo na propriedade em que vive e movimentando a economia local.
Os resultados do programa já estão surgindo e, um dos principais, é que muitos fagundenses estão acreditando na potencialidade do local aonde vivem. É o caso da família Rui, na comunidade de São Judas Tadeu. Gilmar Antônio Rui e o filho Jucimar Rui, 28 anos, que recentemente construiu dois novos aviários, um de 144 metros e outro de 152 metros. Ao todo, os aviários da família foram beneficiados com mais de R$ 114.269,00, através do reembolso e do auxílio de horas/máquinas. Pai e filho acreditaram no programa e receberam o auxílio do município para investir.
As novas tecnologias impregnadas no setor também favoreceram a escolha pela construção dos novos aviários. “Não nos incomodamos e não dependemos apenas do clima”, argumenta Gilmar.
Além dos aviários, eles trabalham também em outras atividades rurais, como a produção de milho e soja.
A possibilidade de crescimento também foi o que fez Jucimar permanecer na agricultura. “Valeu o investimento e vamos aguardar o retorno”, afirma ele.
Para o secretário de Agropecuária, Dario Russi, outra finalidade do programa é justamente segurar os jovens no campo. “Os nossos jovens precisam acreditar que na sua propriedade podem ter um futuro bom e através do programa, nós procuramos auxiliar nesse desenvolvimento”, ressalta.
Na propriedade da família Cortelini os investimentos chegaram numa boa hora. Dair revela que chegou a pensar em sair da zona rural e ir morar na cidade, mas pensou que tudo seria diferente. “Eu estava numa encruzilhada e passei a pensar em outras experiências e nisso surgiu o aviário Dar House”, ressalta.
Com luminosidade e temperatura controladas 24 horas por dia, o sistema americano de criação de aves é alternativa para aumentar a eficiência da produção. Chamada de Dark House (casa escura, em inglês), a tecnologia permite ganhos com melhor conversão alimentar dos animais, menor taxa de mortalidade e redução no tempo de alojamento.
Foi nele que Dair apostou. Ele que já tinha um aviário, solicitou o apoio do município e concretizou a ideia. A contrapartida do município foi de mais de mais de R$ 36.455,00 entre serviços de máquinas e reembolso. “O Impulsão me ajudou um monte. Fui para outras cidades buscar ideias e ninguém acreditava que um município daria tanta ajuda”, ressalta.
Dair investiu, permaneceu no campo, junto aos pais, a esposa e as filhas e hoje, observa a sua propriedade crescendo com todas as condições de vida, sem precisar apostar num centro urbano para o seu crescimento.
Avicultura cresceu
Com base no setor de arrecadação da secretaria Municipal da Fazenda, a produção de aves cresceu 31,40% em Fagundes Varela desde que o programa Impulsão Agropecuária foi criado em 2009, até o ano passado, representando um aumento de 70,12% na movimentação financeira de aves, em seis anos. Além da avicultura, ainda se destaca a produção de leite, suínos, frutas e milho.
Para o prefeito Jean Fernando Sottili, os maiores investimentos do município se concentram no setor primário, garantindo o trabalho e o desenvolvimento das famílias na agricultura.
Mais informações sobre os benefícios do programa podem ser obtidos na secretaria de Agropecuária de Fagundes Varela.