Setor educacional passa por momento de transformação

Quarta, 30 de Março de 2016

Os avanços obtidos na área da educação de Fagundes Varela nos últimos anos ganham notoriedade da população. Foram feitos grandes investimentos, que resultam em melhores condições de ensino-aprendizagem.
Dentre as principais conquistas estão a ampliação do atendimento na Educação Infantil na Escola Municipal Caminhos do Aprender, com a implantação da creche (oferta de vagas para crianças na faixa etária de 0 a 3 anos) em turno integral; implantação gradativa do Turno Integral no educandário, tendo iniciado com a Creche, ampliado em 2015 para a Pré-Escola (Nível A e Nível B) e em 2016 ampliado para o 1º Ano do Ensino Fundamental e sendo gradativamente implementado para os demais anos do Ensino Fundamental, tornando a Escola em Tempo Integral; implantação da Sala de Recursos Multifuncionais para atendimento de crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, matriculados nas classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem; transporte e alimentação escolar de qualidade com a preocupação de oferecer acesso, permanência e qualidade no ensino-aprendizagem. Na educação superior, bem como no incentivo a procura por cursos técnicos-profissionalizantes e na conclusão de estudos através da Educação de Jovens e Adultos, está sendo feito o repasse de recursos para a AFAU, com aumento gradativo dos valores, ano a ano, auxiliando em mais de 90% um número expressivo de cidadãos que buscam qualificação pessoal e profissional.
Ainda, foram executadas melhorias e ampliação dos espaços físicos, como a ampliação da Caminhos com a construção de quatro novas e amplas salas de aula, construção do refeitório, melhorias e adequações nas estruturas internas e externas (parque infantil), construção do Auditório e a construção do Bloco Administrativo.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Tânia Maria Melatti, os avanços resultaram numa revolução no setor educacional. “Quando abraçamos a causa da educação é porque acreditamos que é por meio dela que uma nação (município/estado/pais) avança em todos os sentidos. Com esta linha de pensamento, investimos nosso planejamento, nossas ações e recursos para avançar no contexto educacional, considerando que as exigências de uma sociedade em constantes transformações nos fazem pensar no futuro e fazer no presente”, ressalta.
Quanto a questão pedagógica, a secretária reforçou que foram feitos diversos trabalhos para qualificar o ensino, dentre eles, a ampliação do quadro de profissionais da escola, equipe multiprofissional, com a nomeação de nutricionista, psicopedagoga, secretária de escola, monitores e contando também com atendimento psicológico e fonoaudiológico, através da Secretaria da Saúde e Assistência Social; incentivo a formação inicial e continuada através da reestruturação do Plano de Carreira do Magistério e com leis próprias para o incentivo a participação de Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Pós, Mestrado e Doutorado); ampliação do uso das tecnologias educacionais com a aquisição de notebooks para cada professor, nets para os alunos e lousas digitais, com rede wireless possibilitando acesso a internet em todos os espaços da escola, qualificando o processo ensino-aprendizagem; oferta de Oficinas de Italiano, Música, Expressão Corporal, Hora do Conto, Recuperação Paralela, dentre outras para complementar o Currículo, possibilitando uma educação voltada ao desenvolvimento das potencialidades dos estudantes e realização do Projeto Dia da Administração Estudantil (vencedor do Prêmio Gestor Público).
Mas, para Tânia, as principais conquistas se resumem a dois pontos: a ampliação da educação infantil com a creche e turno integral e as ampliações do educandário, com a construção de novas salas de aula, refeitório, bloco administrativo e auditório. “ Diante de todas estas considerações, o mais importante é que a cada dia fica a certeza do dever cumprido e a convicção de que nada se faz sozinho, reconhecendo com gratidão a equipe de trabalho composta por pessoas de toda a administração municipal que almejam o melhor para a comunidade fagundense”, encerra ela.