Seminário mobiliza pequenos produtores de leite em Fagundes Varela

Segunda, 16 de Março de 2015

Mais de 20 produtores familiares de leite de Fagundes Varela, participantes da Chamada Pública do Leite, deram uma pausa no trabalho da propriedade para participar de um seminário promovido pela Emater/RS – Ascar, na última quinta-feira, dia 05 de março.
A Chamada do Leite é um projeto executado pela Emater que visa auxiliar pequenos produtores de leite para que se tornem mais competitivos, permaneçam no campo produzindo e, com isso, melhorem a renda da família. São 22 famílias participantes no município, sendo elas de produção em pequena escala e mão de obra familiar. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Dário Russi.
Durante o 1° Seminário para Beneficiários da Chamada Pública do Leite de Fagundes Varela, os agricultores puderam debater o trabalho que está sendo realizado com a Emater e a postura que devemos ter diante do momento em que vive a bovinocultura de leite, para que se consiga tornar a atividade rentável e garantir a sobrevivência da família na atividade.
O evento iniciou às 9 horas da manhã, na propriedade de Paulo Cezar Taglian, na comunidade de São Jorge, onde os participantes puderam observar um trabalho realizado em parceria entre o Escritório Municipal da Emater e a Duagro Soluções Sustentáveis, com pastagens perenes de verão. Em seguida, no salão da comunidade de São Jorge, foi realizada uma apresentação sobre planejamento forrageiro pelos Técnicos Agrícola da Duagro, Joel Graciolla e Eloir Daltoé.
Segundo o Engenheiro Agrônomo da Emater/RS-Ascar Leandro Ebert, o objetivo dos trabalhos realizados pela manhã foi ressaltar a importância da produção à base de pasto. “Considerando o cenário atual da cadeia leiteira, é preciso que o produtor busque alternativas de produção com baixo custo e a utilização de pastagens perenes é uma excelente opção para reduzir as necessidades de suplementação na dieta dos animais com rações ou silagem durante o ano todo”, destaca.
Encerrada a atividade da manhã, um almoço foi oferecido aos participantes, em um momento de confraternização. Já na parte da tarde, primeiramente, os agricultores puderam entender melhor o Licenciamento Ambiental da Bovinocultura de Leite, com destaque para os passos necessários para realizar o licenciamento. Esta temática foi apresentada pelo Fiscal Ambiental do Município de Fagundes Varela e Biólogo Ronaldo Belenzier e pelo Licenciador Ambiental do Município, o Engenheiro Florestal Alexandre Pessin, com apoio da Prefeitura Municipal de Fagundes Varela. Em seguida, o Médico Veterinário Marcos Golmeyer, da Cooperativa Piá, explicou aos participantes as causas e medidas de prevenção de algumas das principais doenças que afetam o rebanho leiteiro, dentre elas a Brucelose, a Tuberculose, a Mastite, a Tristeza Bovina e as intoxicações e indigestões.
Finalizando o seminário, o Engenheiro Agrônomo Leandro Ebert retomou as atividades que foram realizadas com os participantes da chamada pública do leite durante o ano de 2014 e apresentou uma proposta de continuidade de trabalho com o grupo para 2015. Os temas abordados nesse e nos demais eventos a serem realizados com os participantes da chamada do leite englobam as necessidades e expectativas apontadas pelos próprios produtores nos diagnósticos e nos planejamentos realizados pelas famílias durante o ano de 2014.