RGE investe em Fagundes Varela, criando alternativas de fornecimento de energia

Quinta, 08 de Junho de 2017

RGE investe em Fagundes Varela, criando alternativas de fornecimento de energia

Com a conclusão do projeto, concessionária poderá fazer intervenções na rede sem necessidade de desligamentos prolongados

A Rio Grande Energia (RGE) concluiu uma obra de modernização da rede de distribuição de energia elétrica do município de Fagundes Varela que vai transformar a realidade dos 1,2 mil clientes da cidade. Por meio de um projeto desenvolvido ao longo dos últimos três anos, a concessionária conseguiu erradicar uma limitação no abastecimento e criar alternativas de manobras para o fornecimento de energia a determinados pontos do município por caminhos alternativos.

O projeto desenvolvido teve investimento de R$ 695 mil, contemplando a instalação de mais de 200 postes e a construção de 500 metros de rede. Isso aconteceu para criar duas alternativas de alimentação na área urbana da cidade.

Até a conclusão da obra, a energia elétrica chegava a Fagundes Varela de uma fonte em Veranópolis e outra em Nova Prata. As duas se interligavam na entrada da área urbana e formavam uma única fonte de alimentação para distribuir energia para toda cidade. No caso de alguma contingência como a queda de um poste devido a um acidente de trânsito ou às intempéries, por exemplo, a área urbana e rural eram afetadas por desligamentos pela ausência de possibilidade de manobras.

Com a obra, a área urbana da cidade ganhou mais duas opções de manobras, possibilitando que as equipes de trabalho realizem transferências de carga afetando um número reduzido de clientes e gerando menos impacto, especialmente na zona rural, comércio e área industrial da cidade.

A Prefeita Claudia Moreschi Tomé considera a conclusão deste projeto, como uma grande conquista para a comunidade fagundense, que atendeu uma reivindicação antiga dos consumidores e do Poder Público. A RGE não mediu esforços para modernizar o sistema de distribuição de energia, reduzindo assim as constantes interrupções de energia, que atingiam o município de Fagundes Varela.

foto: Obras da RGE visaram melhorias no sistema elétrico