Projeto voltado à qualidade de vida encerra mais um ano

Sábado, 02 de Janeiro de 2016

As participantes do projeto "Alimente sua Saúde com Qualidade de Vida", em Fagundes Varela, que tem reuniões semanais para promover o bem-estar físico e emocional, participaram de uma confraternização de encerramento do ano, na quinta-feira, dia 17, no Clube Bella Vista.
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, que disponibiliza transporte e os profissionais envolvidos, como instrutor de educação física, psicóloga, fisioterapeuta e médico, em parceria com a Emater/RS-Ascar. A iniciativa, além de atividade física, fornece informações sobre estilos de vida saudáveis, que proporcionem saúde e qualidade de vida.
Na abertura do encontro, o secretário de Saúde, Eder Pelegrini, parabenizou as presentes pela adesão, destacando que este é um dos maiores projetos de promoção da saúde de sua secretaria. A vice-prefeita, Claudia Moreschi Tomé, destacou a união com a Emater/RS-Ascar, que desde o início é parceira no desenvolvimento deste projeto. A professora orientadora das atividades do grupo, Talita Mezadri, lembrou que a participação nos encontros, a convivência com o grupo e a amizade promovem saúde e bem-estar para todas as idades.
Já o prefeito, Jean Fernando Sottili, lembrou a todas do desafio lançado no início do ano sobre a participação nos encontros. "Fico feliz pelo bom número de pessoas interessadas em uma vida mais saudável", ressaltou. Sottili também refletiu sobre o melhor uso que podemos dar ao nosso bem mais precioso, que segundo ele é o nosso tempo de vida. Para finalizar, destacou a intenção da administração de levar este projeto a um número maior de munícipes, melhorando a cada ano a qualidade desta iniciativa.
No projeto, em 2015, foram realizados cerca de 70 encontros, com duas horas de duração cada, com dois grupos de mulheres, totalizando mais de 1.300 participações. "Podemos destacar a boa participação em todos os encontros, o que mostra a preocupação das pessoas com a melhoria da saúde", destaca o extensionista social da Emater/RS-Ascar, Airton de Almeida. De acordo com ele, na avaliação do projeto realizada este ano pela Emater/RS-Ascar, as participantes demonstraram que estão satisfeitas ou muito satisfeitas com os encontros, entendendo que as atividades contribuem para saúde física e mental delas.
O Projeto Alimente sua Saúde com Qualidade de Vida é realizado desde 2008 no município e este ano foi indicado ao Prêmio Gestor Público, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Fagundes Varela.