Projeto Fagundes Varela Limpa e Sustentável

Quinta, 22 de Junho de 2017

Projeto Fagundes Varela Limpa e Sustentável

Na passagem da Semana do Meio Ambiente, foram desenvolvidas diversas atividades conjuntas entre as Secretarias do Meio Ambiente, da Educação e as Escolas em Fagundes Varela.
Na Escola Municipal Caminhos do Aprender foi desenvolvida uma atividade diferente, a realização da Pegada Ecológica. A mesma visa avaliar a quantidade de recursos naturais que temos disponíveis e o quanto precisamos deles, permitindo determinar se estamos vivendo dentro do que a natureza nos proporciona de recursos naturais ou se estamos consumindo estes mais rapidamente do que o planeta consegue renová-los.
Cada turma pode avaliar e determinar a “sua pegada” e qual a marca que estão deixando para o planeta. Deste modo, reforçou-se a conscientização de preservar estes recursos, como, por exemplo, reduzir o consumo de água e de energia elétrica, de reutilizar produtos que forem possíveis, preservar o meio em que vivemos, todas essas consideradas pequenas atitudes, mas vistas, como grandes ações pelos nossos alunos.
Atualmente, dados estatísticos apontam que consumimos 50% a mais dos recursos naturais que o Planeta Terra consegue renovar, e se continuarmos vivendo além da capacidade do planeta, como constatado, até 2030, precisaremos de uma capacidade equivalente à exploração de dois planetas.
Acompanhando essa atividade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi lançado o Projeto Fagundes Varela Limpa e Sustentável, que será desenvolvido no decorrer do mês de junho, na Escola Municipal Caminhos do Aprender e no Colégio Estadual Ângelo Mônaco.
O principal objetivo deste projeto é despertar a conscientização ambiental da comunidade em geral, através de frases que serão dispostas em placas nos principais pontos da cidade. Outras ações estão previstas também, como a análise e divulgação de trabalhos, como o plantio de árvores, realizados pelos educandos em anos anteriores.
Preservar o Meio Ambiente é preservar a vida. Faça parte dessa ação você também.

Foto: Preservar o meio ambiente é o principal objetivo dos projetos