Programa é premiado em Congresso Internacional

Segunda, 03 de Agosto de 2015

O município de Fagundes Varela recebeu na quarta-feira, dia 29 de julho, mais uma premiação em virtude das políticas públicas aplicadas no setor primário e que geraram o desenvolvimento das propriedades rurais, principalmente na cadeia leiteira.
Como iniciativa inédita, que reconhece a importância das ações da esfera local, o Congresso Internacional do Leite, promovido em Porto Alegre, ofereceu o prêmio Município Amigo do Leite. Foram 49 casos de sucesso inscritos. Dez deles foram classificados para a última etapa da premiação, dentre eles, o Programa Impulsão Agropecuária, que foi apresentado pelo prefeito, Jean Fernando Sottili.
O município implantou um conjunto de auxílios e incentivos que atingem várias áreas da produção primária, especial a bovinocultura leiteira. O foco do projeto está voltado ao desenvolvimento econômico do município por meio da estruturação e investimentos nas propriedades rurais, incentivando a permanência das famílias e dos jovens no meio rural. O resultado positivo foi verificado no expressivo crescimento da produção leiteira, fortalecimento da economia familiar, incremento da receita municipal e qualidade de vida do agricultor. A estratégia de ação consiste no fornecimento de serviço gratuito de máquinas para obras de infraestrutura interna e externas nas propriedades, favorecendo a alimentação, ordenha, reaproveitamento dos dejetos e transporte da produção.
Como resultado, três prefeituras receberam a premiação: além de Fagundes Varela, Benjamin Constant do Sul e Nova Candelária, se destacaram.
De acordo com o diretor do Instituto Gaúcho do Leite e também presidente da AGL, Ernesto Enio Krug, essas atividades representam um envolvimento profundo das gestões municipais no incentivo das suas produções regionais de leite. “Com esta premiação pretendemos estimular e envolver as gestões municipais, resultando em politicas públicas que fortaleçam não só a economia destas cidades como também fortaleça os diferentes elos da cadeia produtiva de leite do Rio Grande do Sul de forma geral”, declara.
Sottili afirmou que “a premiação é um reflexo que o caminho apontado pelo Programa Impulsão Agropecuária é o caminho certo para o progresso e desenvolvimento do nosso meio rural. Esse é mais um prêmio para a nossa população que continua acreditando no nosso potencial”.
Mais do programa
O programa Impulsão Agropecuária iniciou em 2009 numa proposta de desenvolvimento econômico para Fagundes Varela, já que o setor agrícola corresponde a mais de 70% do PIB do município. O objetivo é tornar a propriedade agrícola sustentável e fazer com que o agricultor invista na fruticultura e na agropecuária.
De lá para cá, foram beneficiados mais de 800 agricultores no ramo da fruticultura, avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite. O meio rural passa por investimentos com a criação de salas de ordenha, aviários e áreas de plantio de frutas. “O que percebemos é que com o programa os agricultores viram que tiveram um retorno e continuaram investindo na propriedade. O nível de vida mudou bastante e o projeto deu resultados”, comemora o secretário municipal de Agropecuária, Dario Russi.
O programa já recebeu outras premiações, com o Prêmio Gestor Público e colocou Fagundes Varela entre os 10 Municípios gaúchos que mais investem no setor agrícola. Sottili ressalta que tais prêmios são o reconhecimento de um trabalho e da vontade dos fagundenses em investir no desenvolvimento da propriedade rural.