Plano de Educação traça metas para a próxima década

Sábado, 06 de Junho de 2015

Após a aprovação do Plano Nacional de Educação – PNE, Lei 13.005 de 2014, o município de Fagundes Varela, iniciou a construção do Plano Municipal de Educação - PME, objetivando a construção de um plano global para toda a educação do território fagundense, com o envolvimento da sociedade civil e das redes públicas, estadual e municipal de ensino. A construção do Plano, partiu da atual política nacional de educação, fundamentando-se na Constituição Federal (1988) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, (1996), em consonância com os Planos Nacional e Estadual de Educação.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Tânia Maria Melatti, inicialmente, constituiu-se uma Comissão. A metodologia de trabalho envolveu professores, funcionários, gestores, coordenação pedagógica das escolas, estudantes, pais de alunos e a sociedade civil em geral, além de outros segmentos como: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, Secretaria Municipal da Fazenda, Conselho Municipal de Educação, Conselhos Escolares das Escolas Públicas, Associação Fagundense dos Acadêmicos e Universitários e Legislativo Municipal.
Ao longo dos últimos meses, várias reuniões foram realizadas para detalhar o Plano, que valerá para os próximos dez anos e foi elaborado um Documento Base. Após, foi realizada Audiência Pública, juntamente com os municípios de Veranópolis e Vila Flores, contando com uma palestra inicial sobre a importância da elaboração do Plano Municipal de Educação - PME à luz do Plano Nacional de Educação – PNE, com a advogada e professora, Patrícia Feijó, de Porto Alegre, contando com a participação dos diversos setores da sociedade, para análise e aprovação do documento-base do PME. Realizada a audiência, o documento foi revisado pela Equipe Técnica e Comissão e encaminhado à Secretaria da Administração, para elaboração do Projeto de Lei que está em avaliação do Poder Legislativo de Fagundes Varela.