Patrulha Agrícola gera resultados positivos

Quinta, 09 de Abril de 2015

O secretário de Agropecuária de Fagundes Varela, Dario Russi, avaliou como positivo, o andamento do projeto Patrulha Agrícola Comunitária que já distribuiu equipamentos para três grupos do município desde novembro.
Segundo ele, o maquinário moderno e de fácil manejo entregue aos agricultores fez com que o trabalho nas propriedades rurais fosse agilizado. “Com as máquinas hidráulicas, o agricultor tem mais vantagens, que não tinha com os equipamentos manuais. Além disso, diminuem o risco de acidentes”, avalia Russi.
Outro ponto apontado por ele, é a questão da mão de obra cara e escassa. Para o secretário, as máquinas modernas adquiridas através do programa, diminuem a necessidade de mais pessoas estarem trabalhando, já que hoje, a região enfrenta a falta de recursos humanos para trabalharem no setor primário.
O Projeto Patrulha Agrícola Comunitária é resultado de uma série de estudos e aperfeiçoamentos para auxiliar o produtor rural na questão do maquinário agrícola, visando desenvolver a produção agropecuária do município e melhorar a renda dessas famílias.
Os produtores recebem as máquinas em contrato de comodato com a Prefeitura Municipal. A Emater/RS – Ascar colaborou desde a criação do projeto, trabalhando também na formação dos grupos e na elaboração dos seus regulamentos.
Russi enfatizou também que, anteriormente apenas uma ou duas máquinas estavam trabalhando para atender os agricultores diretamente nas propriedades. Agora, com o novo projeto, quatro máquinas atendem a demanda, organizadas pelos próprios agricultores.