Palestra de motivação alertou sobre a saúde do homem

Quarta, 07 de Dezembro de 2016

No dia 24 de novembro, foi realizado, no Auditório Municipal de Fagundes Varela, o evento promovido pela Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social em homenagem ao Novembro Azul. O ato contou com palestra ministrada pelo poeta, escritor e conferencista Luiz Roque Gazarro com o tema “Auto Estima e Motivação à Vida”.
O objetivo do evento foi promover a valorização da vida e um olhar voltado para ações de auto-cuidado relacionado à saúde do homem, assim como prevenção e promoção à saúde.
Luís Roque abordou diversos temas incluindo o consumo de drogas, especialmente o álcool: "Os pais ou responsáveis não devem oferecer bebidas alcoólicas para as crianças, pois tudo que a criança experimenta na infância fica registrado no seu subconsciente. Quando adulto, ela terá mais chances de se tornar um alcoólatra".
Sobre suas experiências como ex-usuário de álcool, cocaína e maconha, Luís Roque revela: "Eu conheci o mundo das drogas na adolescência, por meio de amigos mais velhos, pois queria ser independente, me sentia um homem, e a única forma de ser aceito pelo grupo era entrar na onda deles. Eu passei 10 anos refém das drogas e 15 anos do álcool. Conheci o fundo do poço e só fui salvo graças ao amor da minha mãe, que comprou minha passagem de volta para casa. Sem o amor dela, eu não teria me curado. Existem três caminhos para um viciado: a clínica, a cadeia e o cemitério. Graças a Deus, eu me conscientizei e superei o vício quando fui internado".
O evento contou com a presença de público de aproximadamente 210 pessoas nessa noite.