Obra e material bilíngue em evidência na divulgação de festa

Terça, 28 de Junho de 2016

A partir desta semana, o material de divulgação da Festa Dela Colònia tomará às ruas de Fagundes Varela e da região. O evento ocorrerá no município de 15 a 24 de julho, com o objetivo de homenagear colonos, agricultores e motoristas, além de promover o resgate de valores e da cultura italiana.
Dentre os principais destaques, na divulgação estão a programação em duas línguas: português e talian e a arte que retrata a obra de Aldo Locatelli.
Segundo a equipe de criação da Agência Plena, criadora do cartaz, a obra retratada no material faz uma homenagem aos imigrantes que chegaram e colonizaram à Serra Gaúcha. A arte foi retirada do mural “Do Itálico Berço À Nova Pátria Brasileira”. A obra de Locatelli foi inaugurada em 1954, no então Pavilhão da Festa da Uva e, hoje, está disponível na prefeitura de Caxias do Sul. Ao todo são 30,8m de extensão e 2,75m de altura. No cartaz foi utilizada uma parte do painel.
Já a tradução da programação do português para o talian, foi realizada pelo humorista e historiador, Edgar Maróstica.
Programação da Festa
A Festa Dela Colónia terá a seguinte programação:
Dia 15/07 – Sexta - Dia de Campo - Forrageiras de Inverno. Local: Propriedade de José Binda - sede do município. Realização: Emater/RS - Ascar; Embrapa Clima Temperado. Das 9h às 12h e das 13h30min às 16h.
Dia 15/07 – (sexta-feira) - Homenagem aos Avós com palestra com Edgar Maróstica e apresentação das escolas, a partir das 14h, no Clube dos Motoristas.
Dia 21/07 – quinta-feira - Jogos de Integração nas Comunidades, com jogos de bisca, a partir das 19h, na comunidade de Nossa Senhora das Graças.
Dia 22/07 – sexta-feira - Jogos de Integração nas Comunidades, com jogos de trissete e escova, a partir das 19h, na comunidade de Nossa Senhora do Rosário.
Dia 23/07 – sábado – Jantar da Lazanha, a partir das 20h, na comunidade de São Judas Tadeu.
Dia 24/07 – domingo - Dia festivo, na Praça Bella Vista, a partir das 9h – Inauguração da Piazza Cittá di Cáneva, junto ao Pórtico; 9h15min – Saída da passeata junto ao Pórtico e benção dos veículos na Praça Bella Vista; 10h30min – Missa em italiano celebrada pelo Frei Arlindo Batistello e pelo Padre Vitor Aquiles Cecatto, animada pelo Coral Bella Vista. 11h30min – Cerimônia de Promulgação da Lei que torna o Talian, língua cooficial do município. 12h – Merendin na Praça; 13h30min – Desfile temático musical ‘Nos trilhos da história”, com participação do tenor Celso Santos e pianista Maurício Pezzi. 14h30min – Jogos Coloniais com animação de Maróstica. 17h – Encerramento e entrega da premiação.