O uso do agrotóxico foi tema de debate

Quarta, 11 de Outubro de 2017

O uso do agrotóxico foi tema de debate

Durante o mês de setembro diversas atividades foram promovidas através da Secretaria Municipal de Saúde de Fagundes Varela envolvendo agricultores e alunos, dando enfoque aos cuidados com o uso de agrotóxicos e o trabalho infantil.
Dentre as atividades, as Agentes de Saúde participaram de uma tarde de campo nas propriedades, analisando como são armazenados e acondicionados os agrotóxicos na comunidade de Nossa Senhora do Rosário, servindo de experiência para replicar nas demais comunidades.
No dia 22 de setembro foi abordado, na Escola Municipal Caminhos do Aprender, o assunto do uso de agrotóxicos e os ricos do trabalho infantil. No encontro foi distribuído um kit em referência ao assunto para as crianças presentes, envolvendo 123 alunos do 1º ao 5º ano.
Neste mesmo dia, no Auditório Municipal, 49 agricultores que participaram da pesquisa sobre o uso agrotóxico, receberam os resultados da mesma e ouviram a palestra com Sueli Matos, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Caxias do Sul. A palestrante, frente à pesquisa, ressaltou que o manejo dos agrotóxicos deve ser feito com extremo cuidado e com os devidos equipamentos de proteção para evitar intoxicações com consequências graves para a saúde do trabalhador. Também as embalagens dos agrotóxicos não devem ser abandonadas no meio ambiente, que contaminam a água e a terra, mas encaminhá-las para a coleta em postos autorizados.
O encontro encerrou com a entrega de um kit contendo uma caneca de porcelana, uma camiseta e uma cartilha sobre agrotóxicos a todos os presentes.

Foto: Participantes receberam orientações gerais sobre o manejo dos agrotóxicos