Município reedita projeto para formação de lideranças

Quinta, 18 de Junho de 2015

A formação de novas lideranças é um dos principais objetivos do Projeto Dia da Administração Estudantil desenvolvido pelo município de Fagundes Varela. Através dele, vereadores e prefeito e vice são eleitos para administrar por um dia o município. Porém, antes da posse, diversas atividades são desenvolvidas nas escolas, como palestras, oficinas e atividades em sala de aula até a eleição propriamente dita.
A programação do evento deste ano inicia nesta quinta-feira, dia 18, com a abertura do projeto e palestra sobre “Motivação, Valores, Família, Cidadania e Empreendedorismo”. O palestrante será Elifas de Vargas, diretor da empresa Kreativ! Marketing, Design & Multimídia. O ato ocorre às 15h30min, no Colégio Ângelo Mônaco e às 19h30min, na Escola Caminhos do Aprender, quando será aberta para toda a população.
De 19 de junho a 03 de julho, serão abertas as inscrições dos candidatos a vereador, prefeito e vice, para estudantes com idades de 10 aos 17 anos. De 06 de julho a 07 de agosto, será o período para o planejamento da Campanha Eleitoral. Entre os dias 18 de junho a 21 de agosto, será realizada a formação de grupos de trabalho por temática e organização dos mesmos, envolvendo temas atuais como ética, corrupção, lideranças, importância do voto, partidos políticos, dentre outros, que posteriormente, serão apresentados em Seminário. Após a volta das férias escolares, será feita a visita orientada dos candidatos a vereadores, prefeito e vice, à prefeitura, secretarias, Câmara de Vereadores e setores públicos, como Ambulatório, Casa da Cultura, Complexo de Obras, dentre outros.
No período de 10 a 18 de agosto, os candidatos vão em busca de votos, por meio da Campanha Eleitoral e, no dia 20, terá a eleição para os cargos de prefeito, vice e vereadores estudantis. Após a eleição será promovida palestra com o tema “O atual cenário político brasileiro e suas implicações para o desenvolvimento do país”. De 24 a 28 de agosto, prefeito e vice escolhem e oficializam seu secretariado. Antes da posse, os candidatos ainda viajam a Porto Alegre, para uma visita a Assembleia Legislativa e o Palácio Piratini, mantem contatos com as autoridades locais. No dia 01 de setembro será realizada a Posse Oficial dos eleitos e, no dia 02,assumem seus cargos.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, Tânia Maria Melatti, a exemplo de edições anteriores, o objetivo é mobilizar a comunidade escolar e familiares, na formação dos estudantes e no seu engajamento com o município em que estão inseridos.

Fonte: Foto: Arquivo Município de Fagundes Varela