Município quita financiamento de máquina

Terça, 30 de Dezembro de 2014

Durante os últimos cinco anos, uma máquina auxiliou na concretização de muitos projetos e sonhos de fagundenses. No início de 2010, pensando no futuro, o município adquiriu uma máquina escavadeira hidráulica, num dos maiores investimentos em maquinário da história de Fagundes Varela. A aquisição representou um salto no desenvolvimento de obras públicas do município. Foram investidos R$524.500,00, pagos em sessenta meses através do Provias. No mês de outubro desse ano foi paga a última parcela. Assim, a máquina foi totalmente quitada pelo município.
Jovino Rigo, mais conhecido como “Bule”, foi quem sempre conduziu a máquina ao longo dos últimos cinco anos. Ele afirma que, a escavadeira hidráulica mudou a história de Fagundes Varela, ou seja, mudou a paisagem do município e o fez se desenvolver. Além disso, a aquisição da máquina representou redução de gastos para os cofres públicos.
A escavadeira trabalhou 5.945 horas nos últimos cinco anos. Caso ela não fosse adquirida, o município precisaria terceirizar o serviço. Cada hora de máquina trabalhada custaria aproximadamente R$200,00, o que resultaria, numa despesa de R$ 1.189.000,00. Como a máquina teve um investimento de R$ 636.125,34 (com os juros), o município teve um custo beneficio de mais de R$ 552 mil.
Segundo o prefeito Jean Fernando Sottili, a escavadeira hidráulica auxiliou em praticamente todos os serviços desenvolvidos pelo município. No Programa Impulsão Agropecuária, por exemplo, quase 30 aviários receberam serviços de terraplanagem para construção. Além disso, foram executados serviços de terraplanagem para construção de 60 salas de ordenha e galpões para alimentação do gado leiteiro. Na suinocultura, foram feitas oito terraplanagens. No Programa Primeira Residência, que auxilia os fagundenses na concretização do sonho da casa própria, mais de 150 serviços de terraplanagem foram executados.
Outro setor beneficiado com os serviços prestados pela máquina é o da indústria e comércio. Através do Prodesi (Programa de Desenvolvimento Industrial, Comercial e de Serviços), foram prestados mais de 100 auxílios para a indústria e comércio do município de Fagundes Varela.
E mais de 70% das estradas do município receberam serviços de alargamento e melhorias, além de outros diversos outros serviços públicos em que a máquina auxiliou.

5.945 horas trabalhadas
Valor da máquina: R$ 524.500,00
Valor total pago com juros: R$ 636.125,34.
Valor estimado dos serviços propiciados pela máquina: R$1.189.000,00.
ECONOMIA APROXIMADA PARA O MUNICÍPIO: R$ 552 MIL.

Confira alguns serviços prestados:
*Quase 30 serviços de terraplanagem em salas de ordenha e galpões para alimentação de gado leiteiro.
*8 terraplanagens para suinocultura.
*Mais de 100 auxílios através do Prodesi.
*Melhorias em 70% das estradas.
*Mais de 150 beneficiados pelo Programa Primeira Residência.
*Serviços públicos.