Município encaminha projetos com o CISGA

Quinta, 14 de Setembro de 2017

Município encaminha projetos com o CISGA

Em parceria com o CISGA - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha, que reúne 14 municípios, a Prefeitura de Fagundes Varela está elaborando estudos e projetos em diversas áreas, visando desenvolvimento municipal de forma planejada, trazendo benefícios à comunidade fagundense.
No que se refere à iluminação pública, está sendo realizado um diagnóstico da rede elétrica urbana, visando melhorias na eficiência da iluminação, modernização do sistema e também a redução de custos com energia elétrica.
Quanto ao planejamento urbano, será realizada a revisão do Plano Diretor, que estabelece regras e ações para um crescimento urbano organizado, determinando parâmetros para a expansão da cidade, projetando a abertura de ruas, construção civil, exploração de espaços públicos, entre outros. Já a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, contemplará as ações necessárias para melhorar as condições de deslocamento na cidade, tanto dos veículos como dos pedestres.
Para a segurança pública, será montado o cercamento eletrônico e de videomonitoramento abrangendo todas as cidades do CISGA, com instalação de câmeras para leitura de placas nos principais acessos de cada Município. Esse sistema terá capacidade de identificar e gravar cada placa de veículo que passar pelos acessos, mandando as informações para uma central de monitoramento, a ser instalada em Bento Gonçalves.
A questão dos resíduos sólidos está sendo encaminhada em conjunto, visando ações que reduzam o impacto no meio ambiente, incentivando a reciclagem do lixo e a utilização da compostagem. O munícipio de Fagundes Varela também estará sendo incluído na sinalização turística regional, fomentando assim o turismo local.
Também através do CISGA, com o objetivo de fortalecer a agroindústria familiar dos municípios consorciados, está sendo desenvolvido o projeto de Sistema de Inspeção Regional. O novo sistema permitirá que os produtos, atualmente licenciados pelo SIM (inspeção municipal), sejam comercializados além do limite territorial do município.
Além destas ações, a Prefeitura está integrado ao sistema de compras do consórcio CISGA, trazendo como benefício direto a redução de custos na aquisição de materiais e serviços nas mais diversas áreas da administração municipal.