Município aborda o tratamento de água nas comunidades

Terça, 12 de Setembro de 2017

Município aborda o tratamento de água nas comunidades

A necessidade e a importância de implantação de melhorias no sistema de tratamento de água, que abastece às comunidades do interior, foi o tema central abordado na reunião, realizada no dia 5 de setembro, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde de Fagundes Varela.
Os palestrantes, Luciano Zini e Juliane Rubbo, ambos funcionários do Centro Estadual de Vigilância em Saúde de Porto Alegre, explanaram os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água e seus padrões de potabilidade, apresentando dados reais do município, disponibilizados através do SISAGUA (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano). Também alertaram sobre as possíveis doenças transmitidas com o consumo de água não potável e a vital importância da tratamento da mesma com o uso do cloro.
Estiveram presentes no encontro, o Coordenador do VIGIAGUA da 5ª Coordenadoria Estadual de Saúde de Caxias do Sul, Eduardo Kieling, a Prefeita Claudia Moreschi Tomé, o Secretário de Saúde, Éder Pelegrini, os responsáveis pela vigilância ambiental e sanitária, vereadores, agentes comunitárias de saúde, representante da CORSAN e os representantes das dezoito associações comunitárias de abastecimento de água do município.
Por fim, foi agendado o próximo encontro, a ser realizado no dia 14 de setembro, onde serão apresentados os novos métodos e técnicas para o tratamento da água paras para serem implantados nos respectivos sistemas de abastecimento.

Foto: As 18 associações comunitárias participaram do encontro