Livro contará Vida e Obra do Padre Mônaco

Quarta, 04 de Novembro de 2015

Será lançado no dia 05 de dezembro, às 11h, na Igreja Matriz de Fagundes Varela, o livro “Padre Ângelo Mônaco - Vida e Obra”. A obra foi escrita pelo historiador Argel Rigo, pela professora Roseli Razera Montemezzo e pelo Padre Roberto Carlos Favero e reúne relatos, fotos e registros históricos que documentam a participação importante do Padre na história de Fagundes e da região. Além disso, o livro traz histórias de graças e bênçãos obtidas pelos devotos do Sacerdote.
Para Argel Rigo, o livro servirá de base para as futuras gerações poderem conhecer um pouco mais de quem foi o Padre e a sua importância até hoje para Fagundes Varela.
O Bispo Diocesano Dom Alessandro Ruffinoni, na apresentação do livro, falou da homenagem prestada por meio da obra. “Pe. Ângelo Mônaco, amou o seu povo e se dedicou de alma e corpo para o seu bem espiritual e material. Foram 25 anos de trabalho e amor a esta terra, viajando a cavalo e charrete, visitando as capelas e distribuindo as suas bênçãos. Não conheci o padre, mas participando das duas últimas romarias em sua homenagem, deu para entender quanto foi estimado e querido pelo povo de Fagundes Varela e quanto ele amou o seu povo. Foi um homem forte. Um padre que marcou o seu tempo com um estilo característico dos padres antigos: ele foi pastor, médico e prefeito. Os problemas de saúde, as intempéries do tempo e muitas outras questões eram apresentados ao Pe. Ângelo, para ouvir o seu parecer e receber a sua bênção. O carinho que, ainda hoje, o povo presta a figura deste padre revela que ele foi um bom pastor, que deu a sua vida por amor. Obrigado Pe. Ângelo e continue abençoando o povo de Fagundes Varela e a todos nós, padres e Bispo, para que continuemos a sua obra com coragem e humildade”, ressaltou. (reduzir para incluir a palavra do Prefeito)
O Prefeito Jean Fernando Sottili, também na apresentação, destacou que “Ângelo não foi só um padre, mas um organizador e disciplinador social. Intervindo às vezes como poder público, organizou e estruturou a sociedade fagundense, estabelecendo normas, regras de conduta, divisões territoriais e procedimentos administrativos, fazendo com que nossa sociedade progredisse de forma disciplinada e harmônica”.
O livro faz parte do Projeto “Pe. Ângelo Mônaco, Vida e Obra” , instituído pelo Decreto Municipal nº 1839/15. Os autores cederem gratuitamente os direitos autorais ao Município, que custeou a impressão. O livro estará disponível para a população no dia 5 de dezembro, a partir das 14 horas, no estande da Prefeitura de Fagundes Varela na BellaFesta. Após, na Secretaria Municipal da Educação e Cultura ao preço de R$ 10,00 ao exemplar.
A obra também é uma homenagem aos aos 28 anos de emancipação do município e aos 140 anos da Imigração Italiana no RS.