Inaugurado Centro de Referência em Assistência Social

Segunda, 27 de Abril de 2015

O município de Fagundes Varela passa a contar com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O local foi inaugurado na manhã da última sexta-feira, dia 24 de abril. O espaço localizado junto a antiga Sociedade Beneficente Santo Antônio está vinculado à Secretaria de Saúde e Assistência Social e passou por reformas gerais.
Principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o CRAS é uma unidade que tem o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio da oferta de serviços que articulem as diversas ações da proteção social básica no seu território de abrangência.
Segundo o secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Éder Pelegrini, neste novo espaço, a população encontra, entre outros serviços, o atendimento do Cadastro Único, instrumento de informações para identificar as condições sociais e econômicas de famílias com baixa renda no país, que é obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.
Além disso, a população pode contar com assistente social e psicóloga. Também funcionará no mesmo local, o Conselho Tutelar.
A assessora técnica do Departamento de Assistência Social do Governo do Estado, Karina Weiss, ressaltou a importância do CRAS. “É importante dizer que a assistência social não está voltada apenas ao atendimento das situações de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, através do CRAS vai também atender aquelas famílias ou indivíduos com vínculos familiares e sociais fragilizados, ou qualquer outra situação de vulnerabilidade ou risco social”, ressaltou.
O prefeito Jean Fernando Sottili frisou que devolve a comunidade um prédio, que foi construído com a participação popular e que estará a disposição de todos. “Estamos ofertando um serviço centralizado e de qualidade, cumprindo com mais uma meta traçada em nosso Plano de Governo”, encerrou.
Foram investidos nas obras, mais de R$ 13 mil.