Governador recebe estudantes que integram projeto

Segunda, 31 de Agosto de 2015

O governador do Estado José Ivo Sartori abriu espaço em sua agenda para receber 23 crianças e adolescentes do município de Fagundes Varela, que fazem parte do projeto Dia da Administração Estudantil. O ato ocorreu na manhã da terça-feira, dia 25 de agosto, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Em sua fala, Sartori reforçou a importância das lideranças no cenário atual. O governador ainda comentou sobre a trajetória política de líderes gaúchos, como Leonel Brizola e Getúlio Vargas. Na mesma data, o grupo esteve na Assembleia Legislativa, onde assistiu parte da sessão da casa, sendo sendo citados pelo presidente do Legislativo, Édson Brum. Na passagem pela Secretaria de Educação, a comitiva foi recebida pelo secretário-adjunto da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas, juntamente com o Superintendente da Educação Profissional (SUEPRO), professor Eloí Flores.
Na oportunidade, os alunos apresentaram ao secretário um pedido que abrange a conclusão do ginásio do Colégio Ângelo Mônaco, que necessita de reparos na infraestrutura. Na ocasião, o secretário-adjunto analisou a proposta e elogiou o desempenho dos estudantes. “É maravilhoso ver o engajamento de vocês. A política é feita para melhorar a vida das pessoas, por isso aproveitem este conhecimento”, enfatizou.
Ângelo Taffarel Pierzan, 12 anos, concorre a prefeito e diz que “gostaria de conhecer o lado bom da política, propor ideias positivas e aprender muito com a atividade”.
Para fechar o dia, o grupo foi recebido por um dirigente do Grêmio, na Arena. Para ele, o grupo fez a solicitação de uma camisa oficial do Clube para ser sorteada por meio de uma rifa, afim de angariar recursos para o Colégio.
A secretária de educação, Tânia Melatti, reforça que os objetivos do projeto estão sendo alcançados. Para ela, o projeto produzirá frutos a longo prazo, para esses jovens terem perfil de liderança e na busca de uma sociedade melhor.
Eleição e posse
Os estudantes da Escola Caminhos do Aprender e do Colégio Ângelo Mônaco estão tendo a oportunidade de conhecer como acontece um processo eleitoral e a gestão pública. Ao longo das últimas semanas, o grupo assistiu palestras, apresentou propostas, foi em busca de votos e participou da eleição que ocorreu na quarta-feira, dia 26. Os eleitos são, para o cargo de prefeita Joice Duz e Maquelen Alana Zardo, para o cargo de vice, com 165 votos. Para os nove cargos de vereadores, Amauri Zeni – 31 votos, Clara Grando – 27, Káren Varela – 24, Wendryll Santos – 10, Marciele Tiburski – 9, Yara Lucia Moreschi – 8, Henri Denis Valente – 7 e Vinicius da Rosa – 6.
Os eleitos tomarão posse nesta terça-feira, dia 01, às 19h30min, no Auditório da Escola Caminhos do Aprender e na quarta-feira, dia 02, assumirão seus cargos na prefeitura e na Câmara de Vereadores.