Festa Dela Colònia resgata cultura e valores

Segunda, 18 de Julho de 2016

A Festa Dela Colònia abriu na última sexta-feira, dia 15, em Fagundes Varela, com uma programação que integra as comunidades fagundenses e a população regional. No primeiro dia de atividades, a emoção tomou conta dos idosos que fazem a história do município. Uma homenagem foi prestada no Clube dos Motoristas, com apresentações da Escola Caminhos do Aprender e do Colégio Ângelo Mônaco, do Grupo de Teatro Atuantes da Artes e com palestra e contação de estórias do humorista e historiador Edgar Maróstica.
Para os agricultores, a Emater/Ascar e a Embrapa Clima Temperado promoveram um Dia de Campo sobre forrageiras de inverno, na propriedade de José Binda.
Jogos de Integração
Integrando a programação da Festa Dela Colònia, estão previstos jogos de integração nas comunidades. Na quinta-feira, dia 21, as disputas de bisca, ocorrem a partir das 19h, na comunidade de Nossa Senhora das Graças. Já na sexta-feira, dia 22, os jogos de trissete e escova, também iniciam a partir das 19h, na comunidade de Nossa Senhora do Rosário.
No domingo, dia 24, os jogos iniciam às 14h30min, na Praça Bella Vista. Serão provas artísticas e culturais que terão a supervisão e contagem de pontos de equipe das Olímpiadas Coloniais da Festa da Uva de Caxias do Sul.
Ao final dos jogos, que terão a animação de Edgar Maróstica, será entregue a premiação.
Jantar da Lasanha
A comunidade de São Judas Tadeu está organizando o Jantar da Lasanha. A atividade faz parte da programação da Festa Dela Colònia e inicia às 20h. Após haverá baile. Os ingressos estão sendo vendidos pelos dirigentes da comunidade.
Inauguração de Praça
Será entregue no próximo domingo, dia 24, às 9h, a Piazza Città di Càneva. A empresa Lera Construções Ltda executou os trabalhos na nova praça junto ao Pórtico, com investimento de R$ 146.294,69. O nome da Praça homenageia a cidade de Càneva, de onde vieram a maioria dos imigrantes italianos que colonizaram Fagundes Varela.
Missa em talian
Um dos maiores pesquisadores da cultura italiana no Estado do Rio Grande do Sul, Frei Arlindo Batistel e que escreveu vários livros, inclusive com o Frei Rovílio Costa (in memorim), vai estar em Fagundes Varela no próximo domingo, dia 24. Ele celebrará missa em talian, ao lado do Padre Vitor Aquiles Cecatto, na Igreja Matriz Santo Antônio. O Coral Bella Vista será responsável pelos cantos da celebração.
Antes, às 9h15min, será realizada carreata com benção aos veículos. O ato inicia junto ao Pórtico de entrada da cidade e culmina com a benção na Praça Bella Vista.
Talian língua co-oficial
O dialeto talian (Vêneto Brasileiro) será língua co-oficial de Fagundes Varela. O talian é um dialeto falado ainda hoje por descendentes dos imigrantes italianos que chegaram a partir de 1875 ao Estado. Segundo o autor da proposta, vereador Santo Hilário Cortellini, o talian é indiscutivelmente o tradutor da maior experiência imigratória italiana, seu modo de ser, de fazer, de viver e falar. A cerimônia de co-oficialização do talian será no domingo, dia 24 de julho, às 11h30min, durante a Festa Dela Colònia.
Desfile resgata cultura
A exemplo da primeira edição da Festa Dela Colònia ocorrida em 2014, a programação terá o Desfile Cênico Musical, com novidades neste ano.
Segundo o departamento cultural da Comissão organizadora, o desfile foi reestruturado. Dentre as mudanças está a parte musical, com a apresentação do tenor Celso Santos e do pianista, Mauricio Pezzi. Eles, juntamente com o animador Edgar Maróstica, vão traçar uma linha do tempo. O desfile será denominado de “Nos trilhos da história” e foi dividido em cinco grupos. Cada um será responsável por contar uma parte das vivências da região. No primeiro bloco, as comunidades de São Luís, São Marcos, São Jorge e Santa Lúcia vão retratar a chegada dos primeiros imigrantes e como a imigração ainda ocorre nos dias atuais. O tema deste grupo será “Somos todos imigrantes”. No grupo 02, com o tema “O legado da Imigração”, as comunidades de São Nossa Senhora das Graças, São José e Santo Antônio do Costella, abordam o que se mantém vivo da colonização italiana na região. O grupo 3, formado pelas comunidade de São Pedro, sede e Baleta, abordam o tema “Os seres e fazeres”, homenageando a Fagundes Varela de hoje, as profissões que enalteceram a história do município e povo trabalhador. Com o tema “Fagundes rumo ao futuro”, as comunidades de São João, São Paulo da Cruza e Nossa Senhora do Caravagio, integrantes do grupo 4, abordam os passos para o desenvolvimento e como Fagundes Varela está se preparando para essa nova caminhada. Para fechar, o grupo 5, formado pelas comunidades de São Judas Tadeu, Nossa Senhora do Rosário e Santo Homobom, trabalham a alegria do povo e as festividades.