Famílias investem no setor agrícola

Segunda, 21 de Março de 2016

Após décadas, em que a maioria das cidades do Estado observa um crescente número de famílias que deixam o meio rural para instalarem-se nas zonas urbanas dos municípios, na contramão disso, Fagundes Varela vem registrando nos últimos anos, a permanência dos agricultores no setor primário e, principalmente, dos jovens que optam pelo trabalho no campo, gerando a sucessão familiar nas propriedades rurais.
É o caso da família de Jandir e Silvana Molossi, na comunidade de São Paulo da Cruz. Os filhos do casal Bruno e Róbson é que gerenciam a propriedade. Os pais já trabalhavam com aviário de pequeno porte e com gado leiteiro, mas visando o futuro, os filhos optaram em investir, com a colocação de um novo aviário modelo Dark House (casa escura), totalmente moderno. Hoje, os filhos, além de auxiliarem nos trabalhos da casa, trabalham para empresas, mas Bruno pretende um dia dedicar-se apenas aos trabalhos de casa. Inclusive, pensa em colocar mais aviários para fazer a propriedade crescer. “Investimos aqui cerca de R$ 750 mil, mas sabemos que é para o futuro. Os filhos pretendem continuar aqui e isso construímos juntos”, ressalta Jandir.
Na família Cortelini, na comunidade de São Judas Tadeu não é diferente. Três gerações continuam trabalhando juntas. O avô José Cortelini, 87 anos, caminha a passos lentos e acompanha o trabalho feito pelo filho Renato, nora Marilene e os netos, Felipe de 18 anos e Renata, 11 anos. A família trabalha muito cuidando de aviário, parreiral, vacas de leite, milho e, agora, ampliou a criação de porcos, num novo chiqueiro, com capacidade para mais de 1.000 animais. “É um investimento para os filhos, mas para nós também”, ressalta Marilene.
O jovem Felipe optou por seguir auxiliando a família e, foi mais longe, está estudando agronomia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Várias vezes por semana, ele faz cerca de cinco quilômetros até o centro da cidade para pegar o transporte até Caxias do Sul, onde busca a graduação, que segundo ele, servirá para profissionalizar ainda mais o trabalho em casa. “Hoje, para trabalhar na agricultura tem que saber um pouco de tudo”, destaca.
Em ambas as propriedades, os investimentos receberam auxilio do município por meio do Programa Impulsão Agropecuária, com reembolso de recursos e auxílios com máquinas.
O secretário de Agropecuária, Dario Russi, comemora os avanços no setor. “Por onde passei nos últimos meses, todos ressaltam que o incentivo da prefeitura foi o alicerce para o crescimento das nossas propriedades. É um pontapé fantástico para quem quer investir”, afirma.
Além do Programa Impulsão Agropecuária, Russi destaca outras conquistas obtidas, como a Patrulha Agrícola Comunitária, que dividiu em grupos a utilização de maquinário, bem como a sua gerência; o crescente número de aviários, chiqueiros e salas de ordenha; os avanços no combate a brucelose e a tuberculose e a conquista de Prêmios importantes como o Gestor Público e Município Amigo do Leite e recentemente o Prêmio Sebrae Prefeito empreendedor.