Fagundes Varela tem crescimento no índice de ICMS

Segunda, 02 de Outubro de 2017

Fagundes Varela tem crescimento no índice de ICMS

A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul divulgou o índice percentual de retorno de ICMS para os municípios gaúchos, referente ao próximo ano de 2018. Apurado pela Receita Estadual, o Índice de Participação dos Municípios leva em consideração o comportamento médio da economia local entre 2015 e 2016, indicando como o Estado irá repartir os cerca de R$ 8 bilhões entre as prefeituras. O valor adicionado, que compõe o índice de ICMS, tem seu percentual formado pela diferença entre as vendas e as compras de mercadorias e serviços das empresas localizadas no município e da produção agropecuária.
Com base nestes dados, o município de Fagundes Varela teve seu índice de ICMS acrescido em 5,66%, considerado o de maior crescimento na região. É uma boa notícia para Fagundes Varela, diante do cenário de crise econômica que afeta o país. O crescimento é um reflexo, também, dos auxílios da Prefeitura no setor primário, concedidos através do Programa de Impulsão Agropecuária, que incentiva o produtor rural a investir em sua propriedade, aumentando sua produção agrícola.
Na agropecuária, destacam-se a produção de frangos para abate, produção de leite, criação de suínos e leitões, soja, bovinos, uva e milho, que reponde por 75% do valor adicionado.
Na indústria de transformação e beneficiamento, destacam-se o polimento de metais e produtos para polimento, contribuindo com 17% no valor adicionado, além do comércio e prestador de serviço com índice de 8%.